Comportamento

5º Congresso de Turismo da Região Uva e Vinho abordará o turismo pós pandemia

5º Congresso de Turismo da Região Uva e Vinho abordará o turismo pós pandemia

Ocorre nesta terça-feira (24), a partir das 9h, o 5º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho, promovido pela Atuaserra, Instância de Governança Regional Uva e Vinho. Neste ano, o tema será “Olhares sensíveis para um novo turismo”. O assunto vai de encontro ao momento de retomada do turismo ante os problemas e dificuldades causados pela pandemia.

O tema foi visto com bastante entusiasmo por produtores de uva e vinho, bem como pessoas que trabalham com o turismo da fé, que são dois segmentos de alta procura e importância econômica na região da Serra Gaúcha.

A retomada gradual dos serviços de turismo, bem como dos próprios turistas, é um ponto que a Supervisora de Turismo da Vinícola Aurora, Ana Maria de Paris Possamai, destaca.

“Como todos sabem nós tivemos uma pandemia, um vírus que acabou mudando as rotinas das pessoas, mudando os hábitos e fechando estabelecimentos. Em alguns momentos pode-se dizer que as pessoas estavam com medo de sair das suas casas até pra fazer compras simples, então o turismo de fato foi bastante afetado por conta desse fechamento, dessa paralisação das atividades. Entretanto, a partir da adoção dos protocolos de segurança foi possível retomar as atividades de forma gradativa mostrando ao nosso visitante também a nossa preocupação com a sua segurança e com a segurança dos nossos colaboradores.” Relembra.

Com animação, ela revela que o turismo dá seus primeiros passos para uma retomada na região. “Então essas dificuldades pouco a pouco foram sendo superadas e hoje nós estamos vislumbrando uma retomada da atividade turística Por conta da vacinação e que as pessoas estão mais seguras, estão se sentindo mais confiantes pra voltar a uma rotina de passeios, de atividades em família e isso nós temos observado no nosso dia a dia aqui na atividade turística da vinícola Aurora.”

Relatando como está a retomada na Europa, haverão apresentações internacionais. Estão confirmados os palestrantes Sandro Carnicelli, da Universidade do Oeste da Escócia, que compartilhará o seu olhar sobre o país e a volta do turismo internacional. E o jornalista e diretor da rádio Vaticano, Silvonei José Protz, que apresentará as motivações dos peregrinos para a retomada do turismo religioso, bem como as perspectivas da retomada da experiência cultural e de fé.

Com o objetivo de resguardar a saúde de todos os participantes, nesta edição o evento será, de forma inédita, transmitido online.

Para inscrever-se basta clicar aqui!