Os quatro anos de atuação do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq) em Caxias do Sul e região foram lembrados em solenidade na sede da unidade no bairro São José, na tarde desta quinta-feira (20). Responsável por diversas operações de policiamento, o batalhão vem se destacando por contribuir fortemente na redução dos índices da criminalidade e pela parceria com outros setores da área de segurança pública.
A unidade foi inaugurada em Caxias do Sul em 2019, e atua em mais 60 cidades da Serra gaúcha. A comemoração teve a presença do Comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, do comandante do 4º Batalhão de Choque, major Diego Rachelle Soccol, de diversos oficiais da Brigada Militar, do prefeito Adiló Dimomenico, além de convidados da sociedade civil e outras autoridades. Durante a cerimônia foram entregues medalhas comemorativas para diversos militares, políticos e empresários.
4º Batalhão de Polícia de Choque
O 4º Batalhão de Polícia de Choque foi criado por meio do Decreto nº 54.697, de 15 de julho de 2019, tendo sua sede em Caxias do Sul/RS. Esta unidade de choque se constitui em fração reserva do Comando-Geral e está vinculada diretamente ao Subcomandante-Geral da Brigada Militar, ficando subordinada administrativa e operacionalmente ao Comando de Polícia de Choque, com sede em Porto Alegre/RS.
É uma Unidade especializada que atua como reserva tática para o apoio à Unidade que tenha a sua capacidade operativa esgotada. Sua estrutura operacional é disposta de forma peculiar, de modo a oferecer níveis de resposta aos diferentes tipos de incidentes operacionais em demandas específicas de maior complexidade.
O 4° Batalhão de Polícia de Choque possui um canal de comunicação direto com a comunidade, através do telefone 54 98418.8415, você pode repassar informações sobre organizações criminosas, foragidos, armas e drogas. O contato é feito de forma sigilosa e com total segurança. O Batalhão tem sua sede na Rua Professor Luiz Facchin, nº 620, bairro São José, na cidade de Caxias do Sul/RS.