Eventos Climáticos

40 cidades gaúchas tiveram mínimas negativas na madrugada deste sábado

40 cidades gaúchas tiveram mínimas negativas na madrugada deste sábado


40 cidades do Rio Grande do Sul que possuem estações meteorológicas tiveram neste sábado registro de temperatura abaixo de zero. As mínimas negativas ocorreram na maioria das regiões gaúchas. A menor marca se deu na Serra do Sudeste, onde os termômetros indicaram 5,3ºC negativos ao amanhecer em Pinheiro Machado.

Grande parte do Rio Grande do Sul amanheceu neste sábado com temperaturas mínimas perto de 0ºC ou negativas pela influência da massa de ar polar que chegou na quinta-feira. Com um centro de alta pressão de 1035 hPa sobre o estado, o céu esteve claro e o vento calmo durante a madrugada, o que favoreceu intenso resfriamento. Em Santa Catarina, grande número de cidades também teve marcas negativas e que chegaram a -7ºC no Planalto Sul.

A previsão da MetSul Meteorologia é de mais uma madrugada de muito frio neste domingo com a persistência do tempo aberto e do ar seco. Vento pode frustrar resfriamento maior, porém as mínimas devem ser muito baixas ainda.

Veja a lista das 40 cidades com temperaturas negativas

Pinheiro Machado: -5,3°C São Francisco de Paula: -3,7°C Soledade: -3,4°C São José dos Ausentes: -3,2°C Cambará do Sul: -2,8°C Canela: -2,8°C Vacaria: -2,8°C São José do Ouro: -2,7°C Getúlio Vargas: -2,4°C Muitos Capões: -2,0°C Santa Rosa: -2,1°C Serafina Correa: -2,0°C Capão Bonito do Sul: -1,6°C Bom Jesus: -1,4°C Campos Borges: -1,3°C Tapera: -1,3°C Espumoso: -1,2°C Pelotas: -1,2°C Quaraí: -1,1°C São Martinho da Serra: -1,1°C Farroupilha: -0,9°C Pedras Altas: -0,9°C São Sepé: -0,9°C Lagoa Vermelha: -0,8°C Sarandi: -0,8°C Caxias do Sul: -0,7°C Encruzilhada do Sul: -0,6°C Garibaldi: -0,6°C Tupanciretã: -0,6°C Antônio Prado: -0,5°C Porto Xavier: -0,5°C Chapada: -0,4°C Ilópolis: -0,4°C Santana do Livramento: -0,4°C Marau: -0,3°C Herval: -0,2°C Palmeira das Missões: -0,2°C Pontão: -0,2°C Gramado: -0,1°C Maquiné: -0,1°C

Região metropolitana de Porto Alegre registra madrugada mais fria do ano

A região metropolitana de Porto Alegre teve, neste sábado, a madrugada mais fria do ano, segundo a Metsul Meteorologia. A estação meteorológica de baixada, em Lomba Grande, na zona rural de Novo Hamburgo, registrou a temperatura mínima, de 0,2ºC. De acordo com o observador da estação, Marcos Schneider, a marca bate a menor do ano até então – de 1,2ºC, em 19 de junho – e se confirma como a mais baixa no local desde 30 de julho de 2021, quando os termômetros apontaram 1,2ºC abaixo de zero.

Na estação de encosta, a 100 metros de altitude, também em Lomba Grande, a mínima hoje chegou a 2,3ºC, a segunda menor deste ano, atrás do registro de 1,8ºC do dia 19 de junho. Já a terceira estação na zona, a de maior altitude, a 255 metros, teve mínima de 3,1ºC.

Segundo a Metsul, em noites de céu claro e vento calmo com alta pressão, as mínimas tendem a ocorrer em baixadas pela maior densidade do ar frio que escoa para pontos baixos. Ainda no setor mais ao Norte da Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 1,7ºC em Parobé, 1,9ºC em Campo Bom e 3,0ºC em São Leopoldo.

Já em Canoas, na base aérea, a mínima alcançou 2,3ºC. Ainda em Canoas, estações da MetSul marcaram 3,6ºC no bairro Estância Velha e 3,8ºC no bairro Fátima.

Em Porto Alegre, a temperatura desceu ao amanhecer a 4,0ºC na estação de referencia climatológica do bairro Jardim Botânico. Igualou a mínima de 1º de junho, mas não superou a mínima de 19 de junho, de 3,4ºC. Na Agronomia, no campus do Vale da Ufrgs, a mínima chegou a 2,7ºC.

Ocorreu geada em diversos pontos da capital, especialmente em bairros das zonas Norte, Leste e Sul da cidade. Todos os municípios da região metropolitana registraram o fenômeno durante o amanhecer de hoje.