
Durante a tarde desta sexta-feira (24) 39 esportistas de Bento Gonçalves foram contemplados com apoio financeiro através do Bolsa Atleta. O ato de entrega dos convênios aconteceu no salão nobre da prefeitura e confirmou que neste ano de 2022, o valor investido e divido entre eles é de R$150 mil.
Antes da cerimônia, o secretário de Esportes de Desenvolvimento Social, Eduardo Virísissimo, falou sobre poder ajudar estes atletas e relembrou quando ele próprio recebeu ajuda. Em 2002, o então prefeito de Bento Gonçalves, Darcy Pozza, soube que Viríssimo tinha oportunidade de lutar no exterior, mas as condições financeiras e a necessidade de ajudar sua família faziam o jovem repensar seu futuro no esporte. Assim, Eduardo recebeu ajuda par custear treinos em Porto Alegre e São Paulo. Depois, ele foi à Coréia do Sul competir. Na Ásia foi campeão.
“Na época, eu me lembro que eu fui o único atleta da cidade que recebeu aquele incentivo no esporte individual e hoje aqui no município de Bento, nessa data, vamos entregar para 39 atletas o Bolsa Atleta Municipal, que foi uma Lei feita lá atrás, uma Lei municipal que ajuda os atletas a subsidiar os seus custos como competidores no esporte individual. Então é uma satisfação poder hoje estar aqui com o incentivo que eu recebi lá atrás. (…) Tenho certeza absoluta certeza que esses atletas vão fazer um bom uso do dinheiro público, um bom uso do dinheiro da comunidade e da população. Vão se empenhar o dobro para terem bons resultados, e, como consequência, servirão de exemplo para nossa juventude e para a nossa criançada.” Afirmou.
Número de atletas aumentou em relação a 2021
Desta forma, serão auxiliados atletas de 13 diferentes modalidades. Dentre elas estão o ciclismo, muay thai, jiu-jitsu, tiro esportivo, capoeira, padel, boxe, powerlifting, fisiculturismo, levantamento de peso, taekwondo, tênis e ginástica. Os atletas, das mais variadas idades poderão contar com o apoio financeiro para as competições e preparações vindouras. Neste ano, o número de atletas subiu em relação a 2021. Foram 39 selecionados e na última vez, 14.
Atletas destacam a importância do auxilio financeiro
Andryo Fracalossi de 16 anos, é lutador de jiu jitsu e compete com alta frequência em torneios fora da cidade. No último ano, inclusive, chegou a viajar para os Emirados Árabes Unidos para lutar o mundial do esporte. Para ele, o apoio recebido é fundamental para conseguir bancar treinos, alimentação, suplementação e questões médicas para prevenção ou recuperação de lesões. “[O auxilio] vai me fortalecer para viagens, treinos e para a minha alimentação e suplementação que é muito importante para ter uma vida de atleta. Ser um atleta é alto rendimento, então, todo tipo de auxílio é muito bem-vindo.” refletiu.
Rafael Licks que há três anos é atleta de fisiculturismo, já treinou por uma década no Powerlifting e há 12 anos faz musculação. Ele destacou sobre a importância do aporte financeiro. “Esse incentivo significa uma continuidade e evolução no esporte, principalmente na minha modalidade, que requer muito na dieta, com alimentos bem específicos (…) com muita proteína, vegetais e legumes. Com o recurso conseguimos manter uma dieta equilibrada e também custear as viagens e competições”.
Da mesma forma que o fisiculturista, Leonardo Corodova, praticante de powerlifting, também entende que o benefício é de importância para a sua carreira. “Basicamente quando fiquei sabendo do edital foi a diferença entre só competir uma vez e começar a participar de processos seletivos e competições. Sem dúvidas é um aporte muito grande para nós e me sinto grato por isso e por dar continuidade na minha carreira de atleta com um aporte tão importante”.
O programa abrange atletas de diversas idades. Crianças com menos de dez anos, por exemplo, foram contempladas. O pequeno Gabriel Lazarotto luta jiu jitsu desde os seis anos. Atualmente com nove, ele sonha em ser lutador do UFC. O jovem lutador esteve acompanhado da mãe que afirmou já planejar usar da verba para custear a ida ao campeonato em São Paulo
Próximo Bolsa Atleta
No ano de 2023 o Bolsa Atleta deve voltará a selecionar esportistas da cidade. Porém, diferentemente deste ano, que fez a seleção mais tardia por conta da pandemia, as inscrições devem acontecer ainda em fevereiro ou março. Dessa forma, na próxima temporada, os atletas terão verba antes.