O Programa Segurança Alimentar RS fiscalizou nesta terça-feira (6), cinco estabelecimentos (dois mercados, uma peixaria, um frigorífico e uma empresa de laticínios), em Jaguarão. Ao todo, foram apreendidos e inutilizados 3,47 toneladas de alimentos impróprios para consumo. O frigorífico e a empresa de laticínios foram totalmente interditados; os demais locais foram autuados.
Conforme laudos expedidos durante a operação, as principais irregularidades encontradas foram alimentos sem procedência, em sua maioria peixes e carnes, vencidos, extraviados e armazenados de forma inadequada. Já nos locais interditados, foram constatados produtos vencidos, que eram destinados para a produção de queijos na empresa de laticínios, e carnes sem inspeção e ambiente com péssimas condições de higiene que culminaram na interdição do frigorífico.
Participaram da fiscalização, o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o promotor de Justiça de Jaguarão Vitor Hugo Catena Chiuzuli, servidores do Gaeco – Segurança Alimentar, da Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Serviço de inspeção e Vigilância Sanitária Municipal de Jaguarão, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).