O 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM) completou 17 anos no dia 27 de julho e para marcar o aniversário foi realizada uma solenidade comemorativa, com entrega de comendas e medalhas à policiais militares e autoridades civis e militares, que tenham contribuído na trajetória da unidade. O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (17) no auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.
Com sede em Farroupilha, o batalhão também tem responsabilidade territorial sobre os municípios de Antônio Prado, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. A tropa zela por uma população estimada em 140 mil pessoas. O 36º BPM é comandado pelo Major QOEM Giovani Gomes.
O policiamento em Farroupilha se iniciou na década de 70, quando pertencia ao 10 BPM de Vacaria. O prédio localizava-se na Rua Júlio de Castilhos 1426, na área central da cidade. Em 9 de Setembro de 1974, com a criação do 12º BPM em Caxias do Sul, passou a denominar-se 3º Pelotão, da 3º Cia/PM de Bento Gonçalves. Nesta época, as atividades administrativas eram no prédio situado na rua Independência, 1344, local onde encontra-se atualmente. Em 16 de Junho de 1998, Farroupilha passou a contar com o Efetivo de uma Companhia, pertencendo ainda à Bento Gonçalves. Em 27 de Julho de 1998 o OPM passa a ligar-se diretamente com o Comando Regional de Policia Ostensiva da Serra. Em 01 de abril de 2004 com a nova organização da Brigada Militar, a 3ª Cia PM em Farroupilha passou a ter responsabilidade territorial sobre os municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar. Na data de 27 de Julho de 2006, passou a ser denominado 36º Batalhão de Polícia Militar, com responsabilidade territorial sobre os municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Ipê.
A decisão era uma resposta ao crescimento populacional e à demanda da comunidade por policiais mais próximos. Além das ações de segurança, desenvolvidas por meio monitoramento por câmeras, do Policiamento Comunitário, da Patrulha Escolar, da Força Tática, da Agência Local de Inteligência e das companhias de policiamento ostensivo, o 36º BPM se destaca pelo trabalho social e educativo do Proerd e pelas atuações preventivas da Patrulha Maria da Penha. São atividades que ajudaram a reduzir vários índices de criminalidade na área de abrangência da unidade neste ano.
Foram homenageadas as seguintes autoridades civis e militares:
1. Com a Medalha por tempo de serviço na categoria Prata, 20 anos de serviço prestados a Brigada Militar:
– 1º Sgt Anderson Cleiton Dos Santos
– 2º Sgt Leandro Da Silva Ribeiro
– Soldado Everaldo Cardoso Lopes
2. Com a Medalha por tempo de serviço na categoria bronze, 10 anos de serviço prestados a brigada militar:
– 2º Sgt Geovane Ferreira Moreira
– 2º Sgt Uélinton De Oliveira Pinto
– Soldado Daiane Picoli
– Soldado júlia linhati de oliveira gomes
3. Com a medalha Doutora Zilda Arns Neumann, grande mérito da prevenção à violência. destina-se a distinguir militares, civis, pessoas físicas e/ ou jurídicas, que, tenham contribuído com a realização de ações, programas ou medidas atinentes a prevenção à violência, em benefício da sociedade rio grandense e da construção de um mundo mais solidário e justo para todos:
– Soldado Júlia Linhati De Oliveira Gomes
4. Com a medalha Coronel Octávio Frota, reconhecimento mérito do serviço de polícia ostensiva. destina-se a distinguir os militares estaduais que, no exercício de suas atividades tenham se destacado na ações de polícia ostensiva, em favor da coletividade.
– Soldado Rafael Tondolo
5. Com a medalha estrela de reconhecimento, grau bronze. destina-se a distinguir os componentes da brigada militar que, por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional, hajam contribuído eficazmente para elevar o prestígio da corporação junto a outras organizações em geral desenvolvendo as relações de amizade e compreensão entre as mesmas, bem como aqueles policiais militares que tenham se destacado por atuação relevante no serviço, no sentido de engrandecer cada vez mais a corporação em que serve.
– 2º sgt cristiano duarte andreetta
6. entrega da Comenda do 36º BPM
A honraria é destinada a cidadãos, sejam eles militares ou civis, instituições e entidades que, no exercício de suas funções e atividades, tenham se destacado por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional, e com isto, tenham contribuído para elevar o grau de segurança na região.
A Comenda do 36º BPM foi instruída em 2020, por meio da Portaria n°806 do Estado Maior da Brigada Militar. De acordo com a Brigada Militar, a entrega da medalha busca incentivar e reconhecer as ações que fortalecem a imagem positiva do 36ºBPM e de seus membros, que dedicam suas vidas para proteger a sociedade e garantir a ordem pública.
SOBRE A COMENDA DO 36º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
A medalha é feita de um esplendor fundido em liga metálica zamak e banhada em ouro. Com dimensões de 5 centímetros de altura por 5 centímetros de largura, a honraria apresenta em seu anverso o Brasão de Armas do 36ºBPM com dimensão de 3,5 centímetros. Já no verso, a parte superior traz a inscrição “Brigada Militar”. Na parte inferior, há a inscrição “36º Batalhão De Polícia Militar” a composição da comenda é cuidadosamente pensada para simbolizar o reconhecimento e a importância daqueles que se destacam na missão de manter a ordem e a segurança nas comunidades.
a. Policiais Militares da Reserva Altiva
– 2º Sgt Da RR Clóvis Portolan, que receberá a honraria das mãos de seu filho, Soldado Portolan;
– 3° Sgt Da RR Joselda Carmen Lazarin
b. Policiais Militares da Ativa
– Tenente Coronel Ricardo Moreira De Vargas
– Major Márcio Borba Fernandes
– 2º Sgt Carlos André Barro
– 2º Sgt Joel Silveira Filho
– Soldado Diego Vedootto Valcanover
– Soldado jeferson Henke
– Soldado Tiago Carvalho Lopes
– Soldado Rogério Carbonel
– Soldado tiago da silva santos
– Soldado Júlia Linhati De Oliveira Gomes
– Soldado Renata Fernandez Ferreira
– Soldado Wilker Gomes Colpo
Soldado Francisco Ribeiro Oliveira
c. Agraciados civis
– Adriano Santos Wilhelms
– Rodolfo Grezzana Corrêa
– Rafael Cândido Velasques Orozco
– Dom José Gis Lon
– Plínio Balbinot
– Fernando Silvestrin
– Luciana Zanfeliz
– Regina Célia Ducati
– Juliane Rombaldi
– Isabel Cristina Mombelli Kurmann
– Tânia Peroti Bertol
– Argídio André Schmitz
– Clarimundo Gründmann
– Jorge Cenci
– João Uez
– Francisco De Assis Spiandorello
– Joel Antônio Correia
– Daniel Bampi
– Cladir Olimpio Bono
– Dilço Batista Rodrigues
– Maria Cleni Lopes Noll
– Rogério Portolan
– Leandro Adamatti
– Zé Theodoro
– Leandro Ávila
– Daniela Pozza
– Marcelo Oliveira
– Elizangela Ozório De Souza