Caxias do Sul

322,9 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo em Caxias do Sul

1.120 seções recebem os eleitores em Caxias (Foto: Maicon Rech)
1.120 seções recebem os eleitores em Caxias (Foto: Maicon Rech)

A segunda maior cidade do Rio Grande do Sul tem 322.901 eleitores aptos a votar neste domingo (7) das 8h às 17h no pleito que irá definir presidente, governador, senadores e deputados federais e estaduais.

São 1.120 seções eleitorais divididas em 163 diferentes locais de votação. O maior colégio eleitoral de Caxias do Sul é o Cristóvão de Mendoza, com 5.899 eleitores em 19 seções.

1.120 seções recebem os eleitores em Caxias (Foto: Maicon Rech)

Como em todo o pleito eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza o sorteio das urnas eletrônicas que devem ser auditadas em votação paralela. Desta vez, duas sessões caxienses estão entre as averiguadas: Seção 191 da 169ª Zona Eleitoral (Escola Dona Hercília Petry – Ana Rech) e Seção 309 da 136ª Zona Eleitoral (Escola Ester Benvenutti – bairro Fátima).

Em todo o estado, 12 urnas foram sorteadas. A auditoria consiste em verificar se o sistema de apuração é verdadeiro, comparando os votos impressos com os de papel. O Ministério Público Eleitoral e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram convidados para participarem do ato. Os representantes dos partidos políticos também foram convocados para a verificação.

Das 1.120 urnas, apenas duas tiveram as urnas substituídas pelas reservas por problemas técnicos: Seção 377 da Zona 136 (Escola Fioravante Webber – bairro Pioneiro) e Seção 402 da Zona 16 (Salão São José – Desvio Rizzo).

Ao todo são 4.638 pessoas que vão trabalhar nas eleições deste domingo em Caxias. Destes, 4.352 são mesários convocados.

Ruas bloqueadas

Rua Garibaldi, em frente ao Cartório Eleitoral, está bloqueada (Foto: Maicon Rech)

A Rua Garibaldi, entre as ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, em frente ao Cartório Eleitoral, está bloqueada para o fluxo de veículos desde às 6h deste domingo. A via só será liberada para o trânsito após o término da apuração dos votos.