Caxias do Sul

31º Encanto de Natal de Ana Rech inicia neste sábado, em Caxias do Sul

Atrações ocorrem nos fins de semana dos dias 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18 de dezembro

31º Encanto de Natal de Ana Rech inicia neste sábado, em Caxias do Sul

A programação artística do 31º Encanto de Natal de Ana Rech inicia com a tradicional chegada do Papai Noel neste sábado, dia 3 de dezembro, a partir das 18h45min, na Praça Pedavena de Ana Rech, no interior de Caxias do Sul. No palco, com apresentação de Sandro da Cruz, o Show de Robison Boeira e Grupo com o espetáculo Natal Nativista, dará as boas vindas ao cortejo que acompanhará a chegada do trenó do Papai Noel.

No domingo, dia 4 de dezembro, a apresentação artística fica a cargo do Show do Tenor Alexandre Borges, que traz os maiores clássicos da música erudita e popular. O tenor Alexandre é um dos grandes nomes líricos da região, tendo participado por mais de 1º anos de diversas edições do Natal Luz de Gramado, do Natal de Canela, além de apresentações em espetáculos com orquestras e de programas de televisão.

Importante destacar que o evento totalmente gratuito para o público participante, realizado em amplo espaço ao ar livre, com amplo acesso.

Segundo final de semana

No sábado, dia 10 de dezembro, a apresentação da Orquestra Jovem Florescer, (Programa Florescer – Instituto Elisabetha Randon)que, desde 2004, oferece atividades gratuitas de musicalização, canto coral e instrumento a seus beneficiários. A Orquestra Jovem Florescer desenvolve repertório variado, de clássico a popular, passando por músicas nacionais, internacionais e folclóricas. Na sequência, o Show do Grupo Mama Doo, com show de jazz e blues. Mamma Doo é uma banda de Rhythm & Blues de Caxias do Sul/RS. Criada em 2015, interpreta canções de divas dos anos 40, 50 e 60, como Ruth Brown, Ann Cole, Dinah Washington, Ella Fitzgerald, Winona Carr, entre outras, e algumas versões próprias para clássicos do rock e da música Pop.

No domingo, dia 11, a apresentação de Valdir Verona e os Violeiros, com sua Cantoria de Natal, formada por cantigas folclóricas brasileiras, toadas ligadas aos ternos e folias de reis e canções populares com motivos natalinos que fazem parte da cultura da regional brasileira, onde nossa viola está inserida como um dos principais instrumentos musicais.

Terceiro final de semana

No dia 17 de dezembro, sábado, a atração será do Grupo Samba Show, conduzidos pelo Mestre de Bateria Ivan Diego Feijó da Silva, mais conhecido como Mestre Batata, da Acadêmicos Pérola Negra, com a apresentação de Músicas natalinas em ritmo de samba.

No domingo, dia 18, o encerramento das atividades desta edição do 31º ENCANTO DE NATAL DE ANA RECH, contará com a encenação de um Auto de Natal, que começa com uma menina abrindo a porta de sua casa e não encontra ninguém. A narrativa acontece refletindo sobre o paralelo do significado do natal e os novos reencontros. Ela simbolicamente, retira sua máscara e aos poucos a história começa a ganhar vida… em tempos de pandemia, muitos se isolaram, por motivos alheios as nossas vontades. Mas agora, os reencontros se fazem necessários a fim de estabelecer e fortalecer as relações, trazendo novamente, a força que o Natal precisa. Esta narrativa se mistura em meio a história cristã, do nascimento de Jesus, com Maria, José, Estrela Guia, Pastores e Reis Magos, completando o espetáculo.

Na sequência, a apresentação do show de Paola Dellazari e os Macedos, com releituras harmônicas e vocais de clássicos da música internacional e nacional, trazendo referências jazzísticas e um cuidado refinado às canções.

Envolvimento com a comunidade

Conforme o Presidente da Samar, Edson A. Tomiello, a proposta do Encanto de Natal de Ana Rech é, aos poucos, trazer de volta para a comunidade todo o encantamento do Natal, que há muitos anos acontecia no lugar e que foi parado durante o período da pandemia. Uma tradição de mais de 40 anos, época em que a comunidade começou a construir seus presépios, inicialmente dentro das casas, mas aos poucos os moradores passaram a colocá-los nas varandas e jardins, atraindo a atenção dos moradores, amigos, parentes e visitantes.

“Chegou-se a ter mais de 100 presépios construídos pela comunidade, cada um com suas diferentes cores, formas, texturas e luzes, empregando-se técnicas artesanais como palha e vime, transformando Ana Rech na Vila dos Presépios. O Encanto ficou parado durante a pandemia e agora deseja retornar como forma de convívio salutar entre os moradores e visitantes, contribuindo também para a economia local, pois é nessas ocasiões que os visitantes podem aproveitar e conhecer seus restaurantes, cantinas e cafés coloniais, adquirir doces, geleias, compotas, licores caseiros, peças de artesanato, entre outros. E é claro, o pão quentinho, saindo do forno na Aldeia dos Presépios”, declara o Presidente Edson Tomiello.

O 31º ENCANTO DE NATAL DE ANA RECH

QUANDO: 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18 de dezembro de 2022
HORÁRIOS: das 18h às 21h
ONDE: PRAÇA PEDAVENA E ALDEIA DOS PRESÉPIOS DE ANA RECH REALIZAÇÃO: SAMAR – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE ANA RECH PRODUÇÃO CULTURAL: CAPTA AÇÃO GESTÃO DE PROJETOS
Contato para entrevistas: 54 99611-4356
FACEBOOK: https://www.facebook.com/samaranarechoficial