Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste dia 17 de julho, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), “Grupo Conde de Caxias”, completa 70 anos de existência na cidade de Caxias do Sul. Organização Militar do Exército Brasileiro que integra o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro. Criado pelo Decreto nº 28.390-A, de 17 de julho de 1950, o 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40 mm teve sua denominação mudada para 3º Grupo de Artilharia Antiaérea em 1° de janeiro de 1973.

Em abril de 2001, o Comandante do Exército concedeu a Organização Militar a denominação histórica de “Grupo Conde de Caxias” na relembrança da missão pacificadora do então brigadeiro Luís Alves de Lima e Silva – Barão de Caxias, quando da Revolução Farroupilha, que lhe valeu, em 1845, o título de Conde, sob o qual presidiu, pela segunda vez, a Província do Rio Grande do Sul, em 1851/1852, pela ocasião das Campanhas contra Oribe e Rosas.

Para comemorar a data, no dia 16 de julho foi realizada a cerimônia de Inumação da Cápsula do Tempo e no dia 17 de julho ocorreu a cerimônia de entrega de condecorações a militares agraciados e entrega do Diploma de Amigo do 3º GAAAe a cidadãos da Sociedade Caxiense.

O Comandante do 3º GAAAe, Tenente Coronel Alan de Paiva Carvalho, relembrou feitos históricos do “Grupo Conde de Caxias” e fez referência aos equipamentos de alta tecnologia utilizados pela Organização Militar. “No início do ano 2000, mediante um novo patamar global, observou-se a necessidade de modernização e fortalecimento da defesa nacional, especialmente no campo bélico.

Tal modernização atingiu o 3° GAAAe em 2004, quando o Grupo recebeu o sistema de Canhões 40 mm Bofors L/70. Juntamente, foram recebidos os mísseis portáteis IGLA-S, de fabricação russa. Ainda em 2013, adquiriram-se modernos materiais de fabricação nacional, como o Radar SABER M60, e posteriormente em 2015, o míssil RBS 70 de fabricação sueca, elevando ainda mais a capacidade antiaérea da região sul do país. ”