Política

2º Turma do STF decide que Moro foi parcial ao condenar ex-presidente Lula

2º Turma do STF decide que Moro foi parcial ao condenar ex-presidente Lula

Na tarde desta terça-feira (23), a 2º Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que o ex-juiz federal Sergio Moro foi parcial na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso triplex. Com a decisão tomada pela 2º Turma, o processo do Triplex do Guarujá deverá ser retomado do zero por investigadores.

Nesta terça-feira, a ministra Cármen Lúcia mudou seu voto, formando assim maioria no colegiado. De acordo com informações, a ministra entendeu que Sergio Moro agiu com parcialidade após novos elementos serem apresentados. Segundo ela, a atuação do ex-juiz facilitou a acusação contra o então réu. Ainda em 2018, a ministra havia rejeitado a ação, mas agora seguiu as análises feitas pelos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Diante da decisão, o relator da Operação Lava Jato, ministro Edson Fachin, prevê que novos desdobramentos ocorrerão em favor de outros investigados pela operação. Segundo o ministro, é possível que advogados de condenados na Lava Jato possam apontar irregularidades nas sentenças proferidas pelo então juiz Sergio Moro.

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF