O Comitê Organizador do Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul já trabalha na edição 2025, a 28ª consecutiva desde 1998. Desta vez, o certame será dedicado a homenagear os 150 Anos da Imigração Italiana. O tema e o regulamento foram definidos pelo Comitê em reunião realizada na última semana, na sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).
A cada ano são implementadas mudanças para contemplar a evolução no leque de produtos das vinícolas caxienses. Para este ano, haverá uma divisão na Categoria Vinho de Mesa Seco entre Tintos, Brancos e Rosados. No ano anterior, competiam todos juntos. O mesmo vai ocorrer com a Categoria Vinho de Mesa Suave, que passa a ser dividida em duas subcategorias: Tintos e Brancos/Rosados.
Em 2024, as cantinas inscreveram 324 amostras.
“Para este ano, a expectativa é alcançar um novo recorde, devido à excelência de qualidade da última safra”, observa o engenheiro agrônomo da SMAPA, Paulo Roberto Dullius, que integra o Comitê Organizador.
O próximo passo dos organizadores será convidar as cerca de 60 vinícolas caxienses que vinificam (produzem vinho de forma ativa), segundo o Ministério da Agricultura. Depois, os técnicos da SMAPA farão a coleta das amostras nas cantinas participantes. Em julho, um time de especialistas vai avaliar cada uma delas durante a análise sensorial dos vinhos, sucos e espumantes inscritos.
“Mais do que uma competição, o concurso é uma excelente oportunidade para as vinícolas terem seus produtos examinados por profissionais reconhecidos no mercado, que apontam oportunidades de melhoria, assim como enobrecem as bebidas dignas de premiação”, acrescenta o agrônomo Paulo Dullius.
A exemplo de anos anteriores, o regulamento manteve os incentivos para a inscrição das amostras por parte das vinícolas. A partir de quatro amostras inscritas, uma é isenta de taxa de inscrição. E o número de amostras inscritas dá direito a ingressos proporcionais para o jantar de premiação, que será realizado em setembro.