Caxias do Sul

Vistoria da Defesa Civil Nacional visa liberar o Auxílio Reconstrução para famílias de Caxias do Sul

Técnico do governo federal verifica informações enviadas pelo Município. Mais de 1.500 cadastros aguardam a liberação do valor

Foto: Divulgação/Defesa Civil
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Defesa Civil

Desde o início do processo do cadastramento para o Auxílio Reconstrução do Governo Federal, a Prefeitura de Caxias do Sul contabilizou 1.554 famílias atingidas pela calamidade. Apesar disso, até esta segunda-feira (1º), de acordo com o Executivo, nenhuma família caxiense recebeu o benefício. Desta forma, a administração municipal solicitou mais esclarecimentos sobre a demora no processo.

Com isso, a Secretaria Nacional de Defesa Civil enviou ao município, o analista de infraestrutura do GADE (Grupo de Atendimento a Desastre), Gunter Moraes. Ele chegou em Caxias na última quinta-feira (27), e realiza a conferência dos dados enviados pelo Executivo.
Gunter já realizou visita aos bairros atingidos e casas das famílias cadastradas. Foram cerca de 25 bairros visitados em quatro dias, a fim de verificar os estragos e validar as informações cadastradas pela Prefeitura.

“Como Caxias não teve alagamentos como outros municípios do Estado, viemos auxiliar o município a montar sua mancha de inundação. Visitamos os principais bairros atingidos e os dados foram atualizados. As informações estão sendo encaminhadas e, tão logo atualizadas, será dada vazão aos cadastros já realizados pelo município. A demanda de Caxias foi alta e esperamos atender a população a contento”, informou Gunter, em reunião de avaliação com a presença do Prefeito Adiló Didomenico.

Desde o dia 27 de maio, Caxias do Sul disponibiliza à comunidade o Whats App (54) 98418.8476 (apenas mensagens) para orientações e envio dos dados. Além das que procuraram este canal, foram cadastradas ainda as famílias atingidas que em algum momento foram atendidas pela FAS/CRAS/CREAS, Secretaria Municipal da Habitação e Defesa Civil.

A Prefeitura também realizou mutirões de cadastramento em Galópolis, Vila Cristina, Serrano (Vila Sapo) e Fátima. Os cidadãos cadastrados podem acompanhar o processo de liberação do auxílio no site gov.br.