Bento Gonçalves

UCS concentra doações de remédios para vítimas da enchente em Bento Gonçalves

Coordenadora regional da ação pede que a população tome cuidado, principalmente, com a validade das medicações

Foto: Émerson Sabedra/Grupo RSCOM
Foto: Émerson Sabedra/Grupo RSCOM

Um comitê de doações de medicamentos está instalado no campus Bento Gonçalves da Universidade de Caxias do Sul (UCS). De acordo com a coordenadora, a farmacêutica Ana Paula Fontoura, os principais quesitos para a doação são a boa conservação e a validade dos fármacos.

A central é mais uma estrutura de arrecadação de donativos montada na cidade em favor das famílias afetadas pelas enchentes causadas pelas chuvas fortes que caíram na última semana, no Rio Grande do Sul. São arrecadados alimentos, produtos de higiene e limpeza, e demais itens necessários à ajuda dos desabrigados.

Uma força-tarefa está instalada no campus da UCS, formado por farmacêuticos e pessoas capacitadas para a triagem e distribuição dos remédios. Produtos que estão sendo enviados, principalmente, para cidades do Vale do Rio Taquari, que foram umas das principais afetadas pelo desastre climático.

Segundo Ana Paula, um cuidado redobrado deve ser adotado com medicamentos pediátricos e controlados.

“É necessário que enviem medicamentos lacrados e dentro da data de validade, além de estarem em bom estado de conservação”, explica.

Ainda segundo Ana Paula, uma parte da população está levando as doações de remédios para o Instituto Federal (IFRS). Porém, os itens devem ser levados diretamente para a UCS, onde está sendo concentrada a arrecadação de medicamentos.

O campus Bento Gonçalves da UCS fica na Alameda João Dal Sasso, no bairro Universitário. Os itens mais necessários são os Componentes Básicos da Assistência Farmacêutica (CBAF), que podem ser consultados através do site https://saude.rs.gov.br/componente-basico. A distribuição é feita diretamente às prefeituras dos municípios atingidos.