O laudo encomendado pela Fraport, concessionária do Aeroporto Salgado Filho, aponta para a reconstrução de boa parte da pista. Empresas responsáveis pelas análises de solo já enviaram resultados parciais. O estudo completo deve ser entregue até a próxima segunda-feira (15). Neste dia, o terminal aeroportuário de Porto Alegre deve retomar embarques e desembarques.
No caso dos trabalhos seguirem o cronograma planejado, a concessionária estima que as obras sejam concluídas antes do final do. Neste período, a intenção é não começar imediatamente as obras em uma seção da pista, a fim de possibilitar as operações de pouso e decolagem.
A expectativa da direção da Fraport é de que o aeroporto tenha condições de operar voos normais, entre outubro e dezembro deste ano. Os detalhes do projeto de reconstrução da pista serão discutidos em uma reunião com o governo federal, agendada para a próxima terça-feira (16).
O Salgado Filho suspendeu atividades no dia 3 de maio, devido à enchente. Enquanto isso, os voos seguirão sendo desviados para a Base Aérea de Canoas, que agora funciona 24 horas por dia. Os postos de atendimento das companhias aéreas no Park Shopping Canoas devem ser desativados.