Cultura

1ª Prenda do Rio Grande do Sul é do CTG Estância da Serra, de Osório

Isabella Nunes da Silva foi eleita para a gestão 2024-2025. Ela venceu a 53ª Ciranda Cultural de Prendas do MTG

Foto: Sergio Tores/Divulgação
Foto: Sergio Tores/Divulgação

A representante do CTG Estância da Serra, de Osório, Isabella Nunes da Silva, foi eleita a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul para a gestão 2024-2025. O resultado saiu na madrugada deste domingo (21), quando foram anunciadas as vencedoras da 53ª Ciranda Cultural de Prendas, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Isabella Nunes da Silva, representando a 23 ª Região Tradicionalista pelo CTG Estância da Serra, de Osório foi eleita a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul para a gestão 2024-2025.

“Venho de uma família tradicionalista. Sou Prenda de Faixa desde os 4 anos. Chegar, hoje, ao título de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul é a materialização de um trabalho construído por muitas mãos e, principalmente, de uma trajetória de muito esforço e trabalho. Hoje, tenho a oportunidade de estar pela terceira vez como uma das representantes do Rio Grande do Sul e, dessa vez, como a maior representatividade da juventude tradicionalista”, salientou.

Na categoria Juvenil a primeira prenda é Laís Boff Seitz, do DTG Polivalente, da 2 ª RT, Cidade de São Jerônimo. Já na categoria Mirim, Raiany De Freitas, do CTG Missioneiro dos Pampas, da 20ª RT, Cidade de Três Passos foi a escolhida.

A Ciranda foi realizada no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre, econtou com diversas provas que avaliaram as candidatas em aspectos escritos, artísticos, orais, além de uma mostra folclórica e a apresentação de um relatório de atividades. As provas escritas incluíram conteúdos de História do Rio Grande do Sul e do Brasil, Geografia do Rio Grande do Sul, Tradição, Tradicionalismo e Folclore do estado. Nas categorias juvenil e adulta, também foi exigida uma redação. Na avaliação da comunicação oral, foi verificada a capacidade das candidatas de se expressarem com naturalidade e fluência, utilizando um linguajar correto e sem gírias ou tiques, respeitando as características regionais.

As provas artísticas envolveram tocar, cantar ou declamar temas e ritmos gaúchos, bem como executar danças tradicionais e de salão gaúchas. As candidatas que optaram por declamar ou cantar puderam contar com apoio instrumental, mas sem suporte vocal, e aquelas que escolheram tocar não puderam ter qualquer tipo de apoio instrumental. Todos os critérios de avaliação foram definidos pela Vice-presidência de Cultura, através do Departamento de Concursos Culturais para Prendas e Peões.

Confira a lista das eleitas:

Prendas 2024-2025

Adulta

1ª Prenda: Isabella Nunes da Silva, CTG Estância da Serra, 23 ª RT, Cidade de Osório

2ª Prenda: Julia Calvi Da Silva, CTG Sangue Nativo, 22 ª RT, Cidade de Parobé

3ª Prenda: Edilene Martins Magalhães, CTG Galpão Da Boa Vontade, 17 ª RT, Cidade de Palmeira das Missões

Juvenil

1ª Prenda: Laís Boff Seitz, DTG Polivalente, 2 ª RT, Cidade de São Jerônimo

2ª Prenda: Manuella Tabaczinski Portela, CTG Sentinela da Querência, 19 ª RT, Cidade de Erechim

3ª Prenda: Amanda Bissani Tonial, CTG Rincão da Roça Reúna, 11 ª RT, Cidade de Veranópolis

Mirim

1ª Prenda: Raiany De Freitas, CTG Missioneiro dos Pampas, 20ª RT, Cidade de Três Passos

2ª Prenda: Cecília Feil Schmidt, DTG Polivalente, 2 ª RT, Cidade de São Jerônimo

3ª Prenda: Victória Luiza Copatti Lauermann, CTG Doze Braças, 29 ª RT, Cidade de Sananduva

Foto: Sergio Tores/Divulgação