Caxias do Sul

1ª Oficina do Plano de Ações da Bacia Taquari-Antas acontece nesta sexta-feira (28) na UCS, em Caxias do Sul

O evento será realizado no auditório do Bloco J do Campus-Sede da UCS, das 9h às 16h30min, com participação aberta à comunidade mediante inscrições. Oficina dará continuidade aos debates sobre a gestão dos recursos hídricos da bacia

Taquari-Antas
Foto: Divulgação / Evento

Nesta sexta-feira, 28 de junho, ocorre a 1ª Oficina para Priorização do Plano de Ações (Fase C) da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas. Esta é uma etapa do 1º Fórum Técnico-Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, organizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. O evento será realizado no auditório do Bloco J do Campus-Sede da UCS, das 9h às 16h30min, com participação aberta à comunidade mediante inscrições na página do evento.

Mediada pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (DRHS), a oficina dará continuidade aos debates sobre a gestão dos recursos hídricos da bacia. Após as fases A (diagnóstico) e B (prognóstico), a fase C discutirá ações e metodologias necessárias para a conservação das águas da bacia, visando mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos, como os ocorridos em maio.

A Engenheira Florestal e presidente do comitê, Adelaide Juvena Kegler Ramos, ressalta a importância do debate deste tema, ainda mais durante esse período que o estado do Rio Grande do Sul está passando.

“As consequências decorrentes dos eventos climáticos extremos observados no último ano, nos mostram a importância de olhar a Bacia Hidrográfica como a unidade de planejamento para implementar ações de prevenção e mitigação de eventos desta natureza”, explicou Adelaide.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, localizada na Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba, abrange 119 municípios, que ocupam 10 % da área física e respondem por 17 % do PIB do Estado, com 1, 3 milhão de pessoas, congrega mais de 60 entidades representativas de setores dos usuários da água, da população e os representantes do poder público, no cumprimento de sua missão de ser o parlamento das águas e com função de trabalhar a gestão dos recursos hídricos da Bacia.
O rio Taquari‐Antas nasce em São José dos Ausentes. Tem uma extensão de 546 km desde as nascentes até a foz, que fica em Triunfo. O rio Taquari‐Antas é o principal afluente do rio Jacuí, o maior formador do Lago Guaíba.

Comemoração dos 25 Anos do Comitê

O Fórum celebra os 25 anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, com suporte da UCS desde sua fundação em 1998. A programação do Fórum, iniciada em março, estende-se com atividades mensais até 30 de agosto, visando discutir e buscar alternativas para enfrentar eventos climáticos extremos através de uma gestão correta e sustentável da bacia, que possui mais de 500 quilômetros de extensão e abrange 119 municípios.

A realização do Fórum conta com a parceria da UCS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade do Vale Taquari (UNIVATES), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER RS) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Caxias do Sul.