Caxias do Sul

16ª Operação Verão Seguro encerra com 1264 abordagens, em Caxias do Sul

Ação é realizada pelo Samae com apoio da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros

16ª Operação Verão Seguro encerrou na segunda-feira
16ª Operação Verão Seguro encerrou na segunda-feira (Foto: Laura Piola/Samae/Divulgação)

A 16ª edição da Operação Verão Seguro, promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Guarda Municipal de Caxias do Sul, encerrou suas atividades nessa segunda-feira (20). A ação, que teve início em 6 de dezembro, resultou na abordagem de 1264 pessoas nas áreas de represas do município, um aumento de 11% se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 1127 orientações.

Ao todo, 2117 rondas e 1802 atendimentos por meio do telefone 153 foram realizados durante os três meses de campanha. Infortunadamente, uma pessoa veio a óbito por afogamento. A Operação Verão Seguro acontece anualmente e visa conscientizar as pessoas sobre os riscos de nadar em represas, além de fiscalizar a realização de atividades que são proibidas nesses locais, como caça e pesca.

A iniciativa contou também com o apoio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM).

Morte registrada em represa

Durante o verão, uma morte foi registrada em represas de Caxias do Sul. O corpo de Sandro Candido Leal, 41 anos, foi encontrado no dia 14 de fevereiro, dois dias depois dele ter desaparecido nas águas do Complexo Dal Bó. O homem era natural de Uberlândia, Minas Gerais, e estava na cidade a trabalho, em uma construção civil.

As buscas, por parte dos bombeiros, iniciaram imediatamente ao seu desaparecimento, e foram reforçadas pela equipe de mergulhadores dos bombeiros de Santa Maria, com auxilio da Guarda Municipal e funcionários do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).