O governador Eduardo Leite recebeu na segunda-feira (24) o cônsul-geral da Itália no estado, Valerio Caruso, no Palácio Piratini. O encontro teve como pauta a convergência de ações para os eventos da programação dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e contou com a presença de diversas autoridades.
Durante a conversa com o governador, Caruso aproveitou a oportunidade para destacar as festividades promovidas pelo Consulado-Geral nos próximos meses e que ganharam uma atenção especial neste ano do sesquicentenário da chegada dos primeiros imigrantes. Entre elas, o Wine South America, no dia 6 de maio, e o Dia da República, comemorado em 2 de junho.
“Será uma honra e motivo de orgulho ter o governador presente nesses eventos-âncora dentro da nossa programação e que são muito importantes para a comunidade italiana, tão representativa entre os gaúchos. Não tem como imaginar o Rio Grande do Sul sem a presença dos italianos e nessas festividades celebramos essa rica história”, ressaltou.

Outro assunto abordado foi o desejo de implantação de um voo direto entre Porto Alegre e Roma, um objetivo da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, recém restabelecida. A demanda é defendida e apoiada pelo consulado. O vice-presidente da entidade, empresário Neco Argenta, participou do encontro no Piratini, e se colocou à disposição do governo para acompanhar o assunto.
Ao se colocar como parceiro dos pleitos apresentados, e confirmando presença nos eventos dos 150 anos da imigração, Leite reforçou que uma rota aérea entre a capital gaúcha e a Itália pode alavancar diversos setores da economia local.
“Temos um conjunto de argumentos importantes e disposição do governo do Estado para tocar esta pauta. Contem comigo”, pontuou.