Comportamento

13º Casamento Comunitário une oficialmente 133 casais em Caxias

Pelo segundo ano consecutivo, Universidade sedia o evento, organizado em conjunto por diversas entidades do município.  Foto: Divulgação
Pelo segundo ano consecutivo, Universidade sedia o evento, organizado em conjunto por diversas entidades do município. Foto: Divulgação

O Ginásio I da Vila Poliesportiva lotou para a celebração da união civil de 133 casais, durante a 13º edição do Casamento Comunitário de Caxias do Sul. O evento, que teve início às 13 horas deste sábado (08), é promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, Poder Judiciário, cartórios de registro civil, União das Associações de Bairros (UAB) e UCS – que, por meio do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJU), atuou no recebimento das inscrições e também dedicou-se à organização do evento.

Antes da formalidade civil, também houve bênção ecumênica ministrada por Frei Jaime Bettega e pelo pastor Adalberto Dutra, da Assembleia de Deus.

O Coral Jovem de Caxias do Sul e o Quarteto Novo Cântico deram o tom da celebração, que pela segunda vez foi sediada pela Universidade. Para a coordenadora do SAJU, professora Nadja Porto França, ofertar o espaço para a cerimônia também é papel da Instituição, no que tange à oferta de serviços à população. “Os casais que estão aqui integram uma parte da sociedade que precisa de auxílio, e nós nos dedicamos a acolhê-los da melhor forma possível. É importante que a comunidade perceba o carinho empregado na organização do evento”, explica.

O professor Edson Dinon Marques, diretor da Área de Conhecimento de Ciências Jurídicas, representou a Universidade e a Fundação Universidade de Caxias do Sul na cerimônia. Ele agradeceu às pessoas e às entidades envolvidas no êxito do Casamento Comunitário, em especial ao Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da UCS.

Também estiveram presentes o representante da Prefeitura Municipal e Titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Claudir de Bittencourt, o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Caxias do Sul, Silvio Viezzer e a representante da União das Associações de Bairros, Sara Ferreira Scarsi.

Oportunidade de oficializar o amor e a parceria de vida
O operador de máquinas Theofil Meisset saiu do Haiti em direção do Brasil cinco anos atrás. Em Caxias do Sul, conheceu e se apaixonou por Somaya Bemaol, sua conterrânea. Após cerca de 1 ano de relacionamento, decidiram oficializar a união no Casamento Comunitário. O casal teve como dama de honra a pequena Maria Luiza, de 3 anos, filha de Theofil. “Decidimos oficializar nosso casamento e estamos muio felizes com nossos padrinhos e amigos”, afirma o noivo.

Juntos há 23 anos, o metalúrgico Flávio Rodrigues Vieira e a dona de casa Marilene Alves Rodrigues perceberam no casamento comunitário a oportunidade de realizar a tão sonhada união. “Sempre quisemos fazer ‘tudo certinho’ aos olhos de Deus e viver como casados de fato”, explica Marilene. “Vamos começar uma nova etapa na nossa vida e estamos muito felizes. A cerimônia está muito bonita e organizada, somos muto gratos’, complementou Flávio.

Com participação gratuita, o casamento comunitário promove a regularização jurídica de casais de baixa renda que não tiveram a oportunidade de oficializar a união, além de proporcionar a realização de um sonho. Desde sua implantação, em 2005, cerca de 800 casais já participaram do evento. No ano passado, a cerimônia também ocorreu na Universidade, celebrando a união de 187 casais.