Centenas de agricultores e fiéis acompanharam, na manhã desta sexta-feira (2), a 124ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio no santuário em Farroupilha. O tempo colaborou desde o início do dia, e com isso mais de 200 máquinas compareceram no local de fé para a tradicional bênção dos veículos.
Ao som da música tradicionalista que embalou e levou alegria do lado de fora da igreja, no local de fé a primeira missa ocorreu às 8h. Posteriormente, às 10h, outra celebração teve início, esta que muito emocionou os presentes. Por volta das 11h40 o desfile das máquinas ganhou a avenida principal que leva ao santuário.
Conforme a história, no final do século XIX Farroupilha e região enfrentaram uma grande estiagem. As chuvas não caíam a mais de seis meses. No dia 2 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para pedir a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora.
Foi então que neste mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, o que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva.
Ao longo desta sexta-feira (2), as festividades seguem em Farroupilha. Após o almoço festivo realizado em comemoração à festa, serão realizadas duas missas, uma às 15h e outra às 17h. Por fim, às 18h será feita a récita do terço.