Foi oficialmente apresentada na manhã desta terça-feira (19) a 124ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário de Farroupilha. O ato ocorreu durante uma coletiva de imprensa comandada pelo reitor do Santuário, o padre Ricardo Fontana.
O encontro contou também com a presença de dois agricultores farroupilhenses. José Pasa e Odir Crócoli, eles que representaram os trabalhadores do campo em falas que contaram um pouco da história com o passar do tempo da Romaria Votiva. Neste ano a romaria terá como lema “90 anos da Diocese de Caxias do Sul em comunhão, participação e missão”, já que em 8 de setembro de 2024, a diocese caxiense celebra seus 90 anos.
Durante a coletiva, a situação adversa que os agricultores vivem foi por diversas vezes lembrada, por conta de intempéries ocasionadas pelo tempo, ora com muita sol e seca, ora com chuva em excesso, impedindo que os frutos se desenvolvam da melhor forma.
Como já é de tradição, em 2024 vão ocorrer as novenas nas comunidades, sempre às 20h, iniciando no dia 24 de janeiro, e se encerrando no dia 1º de fevereiro. O dia da grande festa será em 2 de fevereiro com extensa programação.
Outro assunto lembrado na coletiva foi dos acidentes de trabalho que os agricultores têm sofrido recentemente. Farroupilha, assim como outras regiões da Serra Gaúcha registraram casos deste tipo ao longo do ano. Inclusive nesta manhã um agricultor, identificado como Michel Zamboni, de 35 anos, acabou morrendo em um acidente deste tipo em Mato Perso, região de Flores da Cunha:
“Muita prudência. Sobretudo depois das chuvas nossa região montanhosa ela fica com os terrenos muito vulneráveis que deslizam então precisa de muito cuidado. Às vezes é melhor esperar uns dias, eu sei que precisa colher o produto, mas a vida acima de tudo, então muito cuidado para que a gente não se machuque e não seja vítima de um acidente, porque normalmente um acidente de trator ele é fatal”, alertou Ricardo Fontana.
Foi a chuva deu origem as Romarias Votivas. Quando em 1889 os agricultores passavam por diversos problemas por conta de estiagem na região, eles recorreram a figura de Nossa Senhora de Caravaggio, foi quando em 2 de fevereiro de 1889 ocorreu uma chuva em abundância, esta que recompôs todas as fontes de água da região.
Confira a programação da 124ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio
Novenas
24/1 – Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (Pinto Bandeira)
25/1 – Matriz São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
26/1 – Matriz Santa Cruz de Nova Milano (Farroupilha)
27/1 – Matriz São Marcos (Farroupilha)
28/1 – Matriz Santo Antônio de Forqueta (Caxias do Sul)
29/1 – Capela São Vicente do bairro Vicentina (Farroupilha)
30/1 – Capela Santa Juliana de Mato Perso (Flores da Cunha)
31/1 – Capela São João Batista do bairro Primeiro de Maio (Farroupilha)
1º/2 – Matriz Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)
Dia da Romaria Votiva
2 de fevereiro
8h – Missa
10h – Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas
12h – Almoço festivo
15h – Missa
17h – Missa
18h – Récita do Terço