Comportamento

11 UBSs estão abertas para a vacinação contra a Covid-19 neste feriado em Caxias do Sul

 Foto: Daniel Castellano / SMCS
Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que está ocorrendo a vacinação da primeira dose contra Covid-19 nesta quinta (3) em Caxias do Sul. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário e nas UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada estão abertas das 8h30min às 14h.

O público alvo que está elencado pelo Ministério da Saúde são, professores e demais profissionais que atuam no ensino fundamental e que tenham de 35 a 59 anos de idade; quem atua na educação infantil (18 a 59 anos), bem como pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades de 18 anos ou mais. Ainda pessoas com 60 anos completos ou mais que não fizeram a primeira dose até o momento, podem se vacinar.

Os profissionais da educação infantil e ensino fundamental devem comprovar vínculo por meio de carteira ou contrato de trabalho ou então do contracheque atual. Profissionais que não têm vínculo direto com as escolas (prestadores de serviço terceirizados) serão vacinados em outro momento.

Também seguem sendo vacinadas pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades. Também pessoas com deficiência permanente grave nas seguintes condições: limitação motora que cause dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas (cadeirantes, amputados de membros inferiores, doenças neurológicas com sequelas motoras, sequelas de AVC…); cegueira ou grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com óculos (e que por isso necessitam de auxílio); surdos e pessoas com grande dificuldade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; e pessoas com deficiência intelectual.

Todos devem apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Pessoas com comorbidades deverão levar, obrigatoriamente, atestado médico ou receita emitida há menos de um ano. Pessoas com deficiência permanente grave também podem apresentar o cartão do transporte coletivo gratuito como comprovante. Em alguns casos mencionados na lista de comorbidades, também será necessária autorização médica.

O Município divulgará, oportunamente, quando a imunização for estendida às demais categorias definidas pelo Ministério da Saúde.