CAXIAS DA PAZ

10ª Semana da Justiça Restaurativa promove conscientização sobre resolução de conflitos em Caxias do Sul

Palestra inicial acontece nesta terça (19), às 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal

Foto: Freepik
Foto: Freepik


O estímulo à solução de conflitos, litígios, crimes ou atos infracionais de menor potencial ofensivo é o principal objetivo da X Semana da Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, que se inicia nesta terça-feira (19), às 14h, com uma palestra no auditório do Centro Administrativo Municipal.

O evento, intitulado “Justiça Restaurativa Informada pelo Trauma”, será ministrado pelo juiz de direito Fábio Vieira Heerdt. O magistrado atualmente é uma das principais referências do tema no estado. Heedt atua como coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça Restaurativa e como juiz auxiliar do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC). Além disso, possui Mestrado em Direitos Fundamentais pela Universidade de Lisboa e tem pós-graduação na Suffolk University, de Boston (EUA).

O principal foco da atividade, conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Rosa, é proporcionar à comunidade caxiense o conhecimento sobre os diversos instrumentos jurídicos para a pacificação de conflitos. Após a palestra, está prevista apresentação musical com o grupo Florescer.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo da Rosa, avalia a resolução de conflitos como uma ferramenta de fundamental importância para a sociedade de um modo geral. Segundo ele, o conhecimento sobre esses métodos de conciliação inclusive está sendo repassado para os servidores municipais de diversas áreas.

“Estamos utilizando isso inclusive com servidores da Guarda Municipal, a professores que pertencem à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), a servidores da Fundação de Assistência Social (FAS). Esse conhecimento é repassado para que eles se tornem portadores dessa ideia em um contexto geral que já está consagrada a nível de Estado”, ressalta o secretário.

A atividade em Caxias é prevista pela Lei Municipal 7714/2014, que instituiu o Programa Municipal Caxias da Paz. O evento ocorre de forma simultânea com a Semana da Justiça Restaurativa (SJR) no resto do mundo. Esse movimento internacional abrange países como Canadá, Nova Zelândia e África do Sul.