![Foto: Divulgação / Prefeitura de Flores da Cunha Foto: Divulgação / Prefeitura de Flores da Cunha](https://leouve.com.br/wp-content/uploads/2020/05/20200518150326.jpg)
Flores da Cunha está entre as 10 cidades brasileiras menos vulneráveis à covid-19, doença causada pelo coronavírus, segundo o Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim na semana passada para mapear o cenário da pandemia no país. O estudo, divulgado pela Revista EXAME, coloca o município da serra gaúcha em quarto lugar do país, e o primeiro do Rio Grande do Sul.
Além das condições de leitos disponíveis e de respiradores, o estudo considera fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade. Ao todo, o índice tem dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos de diferentes pesos: população vulnerável (peso: 32,35%) , economia local (peso: 11,76%) , estrutura do sistema de saúde (peso: 23,53%), organização do sistema de saúde (peso: 20,59%) e capacidade fiscal da administração municipal (peso: 11,76%).
No levantamento foram usados somente dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).
E as 10 cidades menos vulneráveis:
1. Colina (SP)
2. São Bernardo do Campo (SP)
3. Nova Lima (MG)
4. Flores da Cunha (RS)
5. Colômbia (SP)
6. Cuiabá (MT)
7. Extrema (MG)
8. Porto Reral (RJ)
9. Olímpia (SP)
10. Gavião Peixoto (SP)
Veja as 10 cidades mais vulneráveis:
1. Mojuí dos Campos – PA
2. Wanderley – BA
3. Ibirataia – BA
4. Sítio do Quinto – BA
5. Jussiape – BA
6. Delmiro Gouveia – AL
7. Ubaitaba – BA
8. São Francisco – MG
9. São Raimundo Nonato – PI
10. Faro – PA
Fonte: Site Prefeitura Municipal de Flores da Cunha