Política

Farroupilha fará isolamento humanitário e retoma atividades econômicas segunda-feira (6)

Farroupilha fará isolamento humanitário e retoma atividades econômicas segunda-feira (6)

Em reunião na Praça da Emancipação, o Comitê de Atenção ao Coronavírus de Farroupilha definiu que a cidade adotará o isolamento humanitário a partir da próxima segunda-feira (06). O modelo mantém o afastamento dos grupos de risco da doença – pessoas acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos e portadores de doenças crônicas

Entretanto, as atividades econômicas são reativadas pelo restante da população, respeitando as orientações da Saúde. As escolas permanecem com aulas suspensas até o final de abril, em função das crianças serem potenciais vetores do vírus. O decreto municipal que regulará a questão será elaborado nesta quinta-feira.

Em entrevista ao programa Show da Tarde da Rádio Viva 94.5 nesta quarta-feira (1), o prefeito Claiton Gonçalves disse que “todos bebem da mesma água” e justificou a necessidade da retomada da economia. Também, garantiu ter segurança jurídica com base no Supremo Tribunal Federal (STF) em que cada município é responsável na tomada de decisões no enfrentamento ao Coronavírus.

Na noite de terça-feira (31), o governador Eduardo Leite anunciou o fechamento do comércio não essencial até o dia 15 de abril em todo o RS. Porém, conforme a prefeitura, a decisão Municipal é soberana à estadual.

O prefeito Claiton Golçalves anunciou, ainda, a compra de dois mil kits de testes rápidos para o Coronavírus. Através destes testes, a população será avaliada com relação ao contágio da Covid-19. A ferramenta auxiliará no isolamento humanitário adotado pela cidade;

Covid-19
Farroupilha possui 15 casos em investigação do Coronavírus, destes 12 são referentes a profissionais da área da saúde. O município apresenta 13 casos descartados e um caso confirmado. Com relação ao caso confirmado, após 14 dias do diagnóstico, o paciente será encaminhado a atendimento médico para realizar exames. Após o retorno destes exames, o paciente passa a ser contabilizado como caso curado, se o resultado for negativo para a Covid-19.