VINHOS

Vinícolas do Vale dos Vinhedos apresentam mais de 70 rótulos na ProWine, em São Paulo

A maior feira de vinhos das Américas teve início nesta terça-feira (1°/10) e vai até quinta-feira (03/10), nos pavilhões da Expo Center Norte

Vinícolas do Vale dos Vinhedos apresentam mais de 70 rótulos na ProWine, em São Paulo
Foto: Exata Comunicação/Alessandro Manzoni

A participação inédita do Vale dos Vinhedos na maior feira profissional de vinhos e destilados das Américas teve início nesta terça-feira, 1º de outubro. Em São Paulo, nove vinícolas apresentam aos visitantes da ProWine mais de 70 rótulos oriundos da primeira região com Denominação de Origem (D.O) para vinhos e espumantes do Brasil. A feira segue até quinta-feira (03), nos pavilhões da Expo Center Norte.

Entre os destaques da participação do Vale dos Vinhedos está o lançamento do vinho 10 Lotes D.O.V.V., o primeiro vinho coletivo do Brasil com Denominação de Origem. Produzido a partir de frações das safras de 2020, 2021 e 2022, esse Merlot reúne uvas de 10 vinícolas e pode ser degustado pelos visitantes no estande organizado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

Participam da feira as vinícolas Ales Victoria, Dom Eliziário, Peculiare Vinhos Únicos, Vallontano Vinhos Nobres, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Terragnolo e Vinícola Torcello, que compartilham o espaço e exibem a diversidade da produção da Serra Gaúcha.

“Fizemos esse movimento coletivo com o objetivo principal de fortalecer a presença do Vale dos Vinhedos enquanto destino enoturístico referência no país e potencializar a produção vitivinícola local. A ProWine tem se mostrado uma excelente vitrine frente a esse propósito”, avalia o vice-presidente da Aprovale e organizador da ação, André Larentis.

Com apoio do Sebrae-RS, o estande convida para uma imersão nas especificidades de cada rótulo elaborado a partir de uvas colhidas nos três municípios com porções de terra na área delimitada da D.O. Vale dos VinhedosBento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

“A Aprovale sempre esteve à frente de iniciativas que promovessem o Vale dos Vinhedos. Na ProWine, estamos fortalecendo esse compromisso diante de um público qualificado e importante para o nosso setor vitivinícola”, reforça o presidente da entidade, Ronaldo Zorzi.

A ProWine pode ser visitada das 12h às 19h, e o credenciamento é realizado presencialmente no local, ao custo de R$ 300 por pessoa. O estande do Vale dos Vinhedos está localizado ao final do primeiro corredor à direita da entrada do Pavilhão Verde.