
A abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul e do Bento em Vindima ocorreu neste sábado (10), na Vinícola Salton, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves. O evento integrou o Festival Sabores da Vindima, que reúne atividades nas rotas Encantos de Eulália, Vale das Antas e Faria Lemos.
A programação começou no fim da manhã, com gastronomia típica, participação de vinícolas e atrações culturais. Ao longo do dia, o público acompanhou apresentações musicais de Cavatappi, Marco Antônio e Banda, Canzoni Belle e da dupla Beto e Tobiás. A entrada foi gratuita.
O ponto central da agenda ocorreu às 15h30, com a cerimônia oficial de abertura do Bento em Vindima e da colheita da uva no Estado. O ato incluiu a bênção das uvas, a colheita simbólica e a tradicional pisa da uva.



O secretário municipal de Turismo, Henrique Nuncio, ressaltou o valor simbólico da vindima para a região.
“Este é o evento que marca o início da colheita da uva, um momento de grande importância para a nossa região, carregado de tradição e simbolismo”, afirmou.
A diretora da Fenavinho 2026, Ana Possamai, destacou a vindima como resultado de um trabalho contínuo.
“A vindima é a coroação de todo um ano de trabalho e é onde começa a elaboração do vinho”, disse.
O evento também contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edvilson Brum.
Bento em Vindima: Celebração e Cultura
O Bento em Vindima segue até 29 de março, com atividades culturais, gastronômicas e turísticas na área urbana e no interior de Bento Gonçalves.