A Medalha Agricultora/Agricultor Destaque 2025 do Parlamento caxiense chegou às mãos de Daniela Catuzzo e Valderez Palandi, em cerimônia especial promovida nesta quinta-feira (24). A solenidade foi conduzida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Wagner Petrini/PSB, e o pronunciamento em nome de todos os parlamentares ficou sob a responsabilidade de Sandro Fantinel/PL, presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC).
Antes de registrar a trajetória dos homenageados, destacando a atuação de Daniela no cultivo de flores de corte, com a Fina Flor, e de Palandi na fruticultura, sendo sócio-fundador da AVJ Frutas, Fantinel enalteceu a potência econômica da agropecuária caxiense.
“Nosso município, com sua vasta extensão rural e rica tradição de seus produtores tem na agricultura um dos pilares de sua economia e identidade. É, sem dúvida, o setor que alimenta nosso país, gera empregos e preserva nossas raízes culturais”, enfatizou, listando os desafios que enfrenta quem vive no campo.
Oscilações climáticas, variações de preços dos produtos, burocracia no acesso a políticas públicas, e necessidade de novas tecnologias e de melhor infraestrutura rural foram mencionados pelo vereador, que elogiou os agraciados por saberem enfrentar adversidades como essas e se transformarem em modelo para as novas gerações, além de representarem muitos outros agricultores.
“Daniela Catuzzo é um exemplo de liderança feminina por estar à frente de um empreendimento rural que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade, mostrando que acredita na força e no desenvolvimento do agronegócio”, saudou Fantinel.
“Valderez Palandi se destaca na atuação firme e engajada em ações de desenvolvimento local. É e exemplo de liderança e perseverança. Seu compromisso com o bem-estar coletivo deixa um legado e inspira novas gerações. Acredita na força do campo, no valor das raízes e, acima de tudo, no poder da ação comunitária”, sublinhou Fantinel.
Após saudar os agraciados, o presidente da CAAPC disse que a Câmara estará sempre disponível para auxiliar os agricultores. Também informou que a Comissão conta com mais quatro integrantes: os parlamentares Cristiano Becker da Silva/PRD, Sandra Bonetto/NOVO, Daniel de Souza Santos/Republicanos e Aldonei Machado/PSDB.
Da tribuna, os homenageados agradeceram ao Legislativo pela distinção e familiares e amigos, pelo apoio sempre que precisaram.
“Receber esta homenagem hoje é algo que me emociona profundamente porque, mais que um reconhecimento pessoal, vejo este momento como um reconhecimento da nossa história, de nossas raízes e da força que vem do campo. Foi na terra que sempre me encontrei. Com o tempo, a vontade de estar no campo cresceu e foi aí que nasceu a Fina Flor, uma ideia que compartilhei com minha irmã Daiane. As flores sempre fizeram parte de nossa história. As nossas avós já cultivaram com amor e hoje nós continuamos esse legado com inovação, técnica e muito respeito à natureza”, discursou Daniela.
Ao prestar agradecimentos aos clientes que se estendem pela região e destacar que o campo tem bastante espaço para o protagonismo feminino, Daniela emocionou a plateia, dizendo que cada flor que sai das estufas da propriedade leva um pouco da história de sua família, de suas terras de seus sonhos.
Valderez se mostrou lisonjeado com a homenagem.
“Recebo com muita honra a Medalha Agricultor Destaque 2025”.
Também expressou gratidão a Fantinel, aos familiares e aos amigos que vieram até o Legislativo prestigiar com ele esta conquista.
Representando o Executivo, o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Rudimar Mengotto, cumprimentou os homenageados, parabenizando pelo caminho que trilharam até aqui. Ressaltou que eles representam as 3,5 mil famílias que, atualmente, vivem no interior caxiense.
Uma Comissão Especial, anualmente, escolhe os agraciados. Essa Comissão Especial tem a participação de cinco integrantes, sendo eles representantes das seguintes instituições: Câmara Municipal de Caxias do Sul, Smapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sindicato Rural de Caxias do Sul.
Conheça os homenageados com a Medalha Agricultor Destaque 2025
Daniela Catuzzo, 37 anos, é agricultora e tem formação em Geografia. Filha de Dirceu e Justina Catuzzo, nasceu e cresceu na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no distrito caxiense de Vila Seca, onde, na adolescência, ajudou os pais no cultivo de uva. Saiu da propriedade para estudar e trabalhar. Após 12 anos, retornou e, junto com a irmã Daiane, abriu um empreendimento de flores de corte, o Fina Flor. O diferencial é o circuito fechado semi-hidropônico, sistema comum em hortaliças e moranguinhos, mas pioneiro em flores de corte na região. Possui estufa para produção de flores de corte e a agricultora cuida da parte de plantio, manejo, colheita e entregas. Daniela também participa das atividades realizadas em sua comunidade.
Valderez Palandi, 63 anos, é agricultor que começou ainda na infância, com os pais, Eduardo e Maria Palandi, e irmãos, a jornada agrícola no cultivo de uva e trigo. Bisneto de imigrantes italianos, nasceu e cresceu na comunidade caxiense de São Brás. Casado, tem quatro filhos e é sócio-fundador da AVJ Frutas, que emprega mais de 90 funcionários diretos e cerca de 200 temporários em período de safra. São aproximadamente 8 mil toneladas de frutas resultantes do plantio de 400 hectares de pomar. O empresário rural é bastante envolvido em sua comunidade, no incentivo ao esporte amador e na busca de melhorias para o agronegócio.