EDUCAÇÃO

UFRGS promove encontros públicos para apresentar novas informações sobre o campus na Serra Gaúcha

As atividades acontecem na sexta, das 9h30 às 11h, no Campus do Vale, e na terça, no mesmo horário, no Campus Centro, em Porto Alegre

Foto: Ramon Moser/ Divulgação
Foto: Ramon Moser/ Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza, nesta sexta-feira (15) e na próxima terça-feira (19), dois encontros públicos para apresentar e debater os resultados do trabalho da Comissão de Assessoramento para Criação e Instalação do Campus Serra. Os eventos fazem parte da série “Gestão Aberta” e são abertos à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia, mas condicionado à capacidade máxima dos locais. 

As atividades acontecem na sexta, das 9h30 às 11h, no Campus do Vale (Auditório do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados – ILEA) com transmissão ao vivo no canal do YouTube do ILEA e na terça, no mesmo horário, no Campus Centro (Sala II do Salão de Atos), em Porto Alegre.

Durante os encontros devem ser divulgadas informações importantes sobre o andamento do projeto, incluindo possíveis decisões já consolidadas a respeito dos cursos a serem oferecidos, da infraestrutura física necessária e da viabilidade de implantação do novo campus. Os objetivos da iniciativa são garantir transparência ao processo de expansão e ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica e externa.

Interiorização do ensino

A criação do Campus Serra, através da UFRGS, representa um passo estratégico do governo federal na interiorização do ensino superior público de qualidade, com foco na ampliação do acesso à educação e no desenvolvimento regional. A Comissão de Assessoramento instituída pela Universidade foi responsável por estudar as possibilidades e os desafios da instalação do novo polo em Caxias do Sul, com base em critérios acadêmicos, sociais e logísticos.

No mês passado, 26 servidores da UFRGS avaliaram as condições de infraestrutura do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. A proposta atende a uma demanda histórica da região e será discutida no Conselho Universitário (Consun/UFRGS), órgão responsável pela aprovação da criação de novos campi e novos cursos na UFRGS.