Atividades ocorrem na ABCTG
Atividades ocorrem na ABCTG. | Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM

Bento Gonçalves recebe, de 19 a 22 de fevereiro, o 9º Rodeio Crioulo Estadual e o 1º Rodeio Nacional. A programação inclui provas campeiras, apresentações artísticas e shows musicais gratuitos. O evento deve reunir mais de 700 competidores de diversos estados e vai distribuir mais de R$ 100 mil em prêmios. Os portões da ABCTG abrem no dia 18 para a entrada dos acampamentos.

Na área artística, as inscrições seguem até 10 de fevereiro. Estão confirmados mais de 25 grupos de dança, em sua maioria de CTGs das 11ª, 24ª (Vale do Taquari) e 25ª Regiões Tradicionalistas (Caxias do Sul). Participam grupos de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Nova Prata, Nova Bassano, São Jorge e Guaporé, entre outros municípios.

Atrações do Rodeio

Nas modalidades individuais — declamação, intérprete solista vocal e chula — o evento soma cerca de 100 inscritos. A avaliação seguirá o Regulamento Artístico em nível estadual e regional, além da Coletânea de Legislação do MTG.

“Vemos um festival digno da cultura tradicionalista, com muitos talentos mostrando a dança, a poesia e as linguagens artísticas que valorizam a história do Rio Grande do Sul”, afirma a segunda vice-presidente da ABCTG e vice-coordenadora da 11ª RT, Zelide de Vargas Pellegrini.

As atrações musicais ocorrem nos dias 20 e 21 de fevereiro. Na sexta-feira (20), sobem ao palco Rick Gaiteiro e o Grupo Saudade Serrana, por meio de projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Municipal de Cultura. No sábado (21), o destaque é o Projeto Taureando, de Bagé. Após o show, haverá baile com a banda Chama Nativa, a partir da 0h30. As apresentações musicais serão gratuitas ao público.