TRADICIONALISMO

Primeira Vindima do Verso Gaúcho reúne trovadores em Bento Gonçalves

Evento integra os Festejos Farroupilhas 2025 e celebra a arte da trova com participação de declamadores de diversos estados

Foto: Ilustrativa/Divulgação
Foto: Ilustrativa/Divulgação

Neste sábado e domingo, dias 20 e 21 de setembro, Bento Gonçalves vai sediar a primeira edição da Vindima do Verso Gaúcho, evento que integra os Festejos Farroupilhas 2025 e tem como objetivo valorizar a tradição da trova gaúcha. A programação será realizada na Associação Bento-gonçalvense da Tradição Gaúcha (ABCTG) e contará com a participação de cerca de 50 trovadores de municípios do Rio Grande do Sul, além de representantes de Santa Catarina e Paraná.

As apresentações acontecerão nas categorias Campeira, Martelo e Estilo Gildo de Freitas, e grandes nomes do cenário tradicionalista já estão confirmados, como Leôncio Amaral, Elisandro Chaves, Eron de Oliveira e José Estivalete. Ao todo, serão premiados sete declamadores por categoria e um grande campeão. A faixa etária dos participantes varia de 10 a 85 anos.

Coordenador do evento, Juliano da Silva, também trovador, conta que se apaixonou pela arte ao assistir a um vídeo na internet. Associado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho e ao CTG Laço Velho, ele destaca a importância de promover um encontro que valorize a cultura regional:

“A ideia do nome traz uma imagem simbólica: de colher versos e entregá-los para a plateia, ou seja, o nosso verso está pronto para ser colhido. A vindima é característica de nossa cidade e representa os seus traços: unimos duas expressões culturais de grande força, típicas da vida tradicionalista e italiana.”

A Vindima do Verso Gaúcho vai desafiar a criatividade e as habilidades técnicas dos participantes, celebrando causos, hábitos, gestos e o linguajar típico do Rio Grande do Sul. O evento promete ser um encontro marcante da declamação, reforçando a identidade cultural do estado.