Fotos: Cláudia Chiele/Grupo RSCOM
Fotos: Cláudia Chiele/Grupo RSCOM

O espetáculo Nostra Gente lotou o teatro e confirmou a força da cultura italiana que segue viva na Serra Gaúcha. Parte do projeto Andiamo, do Grupo RSCOM, o espetáculo realizado na noite de quarta-feira (12) na Casa da Cultura de Caxias do Sul encantou o público com emoção, humor e uma celebração à música Talian.

O músico e compositor Valdir Anzolin, acompanhado do filho Graziano Anzolin (piano), Lázaro Nascimento (violão) e Rafael De Boni (acordeom), conduziu o show com carisma e naturalidade. Entre histórias e canções, Anzolin transformou o palco em uma viagem pelas origens e pela identidade dos descendentes italianos da região.

A emoção tomou conta da plateia com a canção Il Sirio, que levou muitos às lágrimas. Já La Bella Polenta e Mérica Mérica fizeram o público cantar junto, em um dos momentos mais vibrantes do show. Visivelmente emocionado, Valdir Anzolin, um dos maiores representantes da música Talian no Rio Grande do Sul, anunciou que prepara novas composições, reafirmando sua paixão pela arte e pela preservação das raízes italianas.

Na segunda parte da noite, Tita Sachet e Rafa Gubert assumiram o palco com um show repleto de sucessos do pop italiano, acompanhados pelos reconhecidos músicos Éder Bergosa (piano), Mauro Caldart (guitarra), Diego Albarello (bateria) e Lucas Chini (baixo).

O público cantou do início ao fim músicas como Sarà Perché Ti Amo, Volare, Cose Della Vita e L’Italiano, que encerrou o espetáculo em clima de festa. Durante a apresentação, Rafa destacou a importância de Valdir Anzolin para a música Talian, enquanto Tita relembrou as tradições familiares de cantar músicas italianas, uma herança ainda presente nos lares da Serra.

A produção visual do espetáculo também emocionou. Durante a apresentação de Valdir Anzolin, o grande painel de LED exibiu imagens históricas das primeiras colônias italianas na Serra Gaúcha, com imagens do acervo do Arquivo Histórico João Spadari Adami. Já o show de Tita & Rafa trouxe projeções da Itália atual, criando uma ponte entre passado e presente, reforçando o elo cultural que conecta gerações.

Com casa cheia, aplausos intensos e emoção do início ao fim, o Nostra Gente reafirmou que a cultura italiana segue pulsando em Caxias do Sul e na Serra Gaúcha, inspirando novas histórias e mantendo viva a identidade da Serra Gaúcha.