
A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul desta terça-feira (8) foi palco para um momento simbólico e histórico: o lançamento do Monumento dos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A iniciativa se insere na programação oficial da CIC Caxias de homenagem à contribuição dos imigrantes para a identidade e desenvolvimento da região.
Na ocasião, foi apresentado o projeto do monumento e oficializada a parceria entre CIC Caxias, Prefeitura e o arquiteto Renato Solio, que assina a concepção artística e arquitetônica do monumento, para doação dos direitos autorais da obra artística e cedência do espaço onde será instalada, no Largo da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino em Caxias do Sul. A escolha do local tem ligação e simbolismo com a região histórica para Caxias do Sul e para imigração. O Monumento ainda não tem previsão de inauguração e deve ser entregue ao longo deste ano.
O arquiteto conta que quando a data foi debatida com a entidade foi decidido fazer algo para deixar o ano bem marcado. Ele revela que o monumento terá 30 metros de extensão, seis de altura e como grande elemento 150 tubos de aço que marcam a celebração.
“Eu acho que a proposta traduz um crescimento da cidade que se desenvolveu nesse período. Encontramos no início do monumento a presença de um casal e na outra extremidade a sociedade atual, representando o momento em que estamos vivendo. Em planta baixa temos o simbolismo do infinito, pois a gente imagina que é um processo (de imigração) que não vai parar”, revela.
O presidente da CIC, Celestino Loro, ressalta que se trata de mais um movimento empresarial para marcar a história desse fato tão importante que é a imigração, que de alguma forma lapidou toda a existência de Caxias, da Serra e parte do Rio Grande do Sul.
“Os imigrantes receberam pequenos pedaços de terra, tiveram que pagar por ela, e tinha tudo para ter dado errado. Mas deu muito certo. Transformaram a região, cunharam a cultura, costumes e toda uma influência gerada aqui na região. Essa é a marca que se busca deixar para o futuro com esse monumento”, explica.
Loro conta que a CIC está fazendo articulação com o poder público para a instalação e com a iniciativa privada para financiamento do monumento. Empresas e famílias poderão fazer contribuições simbólicas e ter o nome gravado na obra. Mais informações podem ser acessadas pelo site www.monumento150anos.com.br.
Histórias Inspiradoras
O lançamento do projeto antecedeu a palestra do empresário caxiense José Galló, ex-CEO da Lojas Renner, que compartilhou com o público os principais marcos de sua vida pessoal e profissional. Ele também lembrou da ligação familiar com a imigração e com o bairro de Galópolis, onde a família se estabeleceu.
O convidado da série “Histórias Inspiradoras” relatou as escolhas que o levaram a assumir novos desafios, culminando na liderança da Lojas Renner, empresa que ajudou a posicionar entre as maiores e mais admiradas do País, saindo de oito para 600 lojas.