Caxias do Sul receberá, na sexta-feira (15) e no sábado (16), pela primeira vez, o evento de geração da Chama Crioula da Semana Farroupilha. No evento, representantes de todas as 30 Regiões Tradicionalistas se reúnem para buscar uma centelha da chama e depois levar às suas cidades.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade informa que, devido à chegada das delegações, de quinta (14) até domingo (17) o entorno dos Pavilhões da Festa da Uva terá movimento intenso. A Fiscalização de Trânsito estará presente dando suporte em todo período.
Além da movimentação no entorno dos Pavilhões, o evento terá uma cavalgada pelo Centro da cidade no sábado de manhã (16). Este desfile, com estimativa de cerca de 1,5 mil cavalarianos, inicia por volta de 10h30, após a distribuição da Chama Crioula entre as delegações das 30 Regiões Tradicionalistas.
O roteiro passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, para mostrar aos visitantes esses locais. Sai dos Pavilhões da Festa da Uva até a rua Sinimbu, sobe a rua Angelina Michielon e dobra na avenida Júlio de Castilhos à direita. No início da Júlio haverá uma parada para que todo o grupo seja reunido em frente ao Monumento a Getúlio Vargas e à Praça Abramo Eberle. Alguns representantes irão atravessar a BR-116 para uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Monumento Nacional ao Imigrante. Depois, o desfile retorna pela avenida Júlio até a rua Visconde de Pelotas e retorna aos Pavilhões.
Os organizadores estimam que o desfile leve em torno de duas horas e meia. A Fiscalização de Trânsito estará presente ao longo de todo o trajeto, inclusive interrompendo a cavalgada em alguns momentos para que os veículos circulem nas vias transversais. Ainda, nas ruas mais largas, como é o caso da Sinimbu, o trânsito não será interrompido totalmente. Uma pista será reservada aos cavalos e nas demais os carros poderão circular.
Equipes da Codeca também estarão a postos para fazer a limpeza das ruas conforme a cavalgada for passando.