CULTURA

Geração da Chama Crioula terá cavalgada pelas ruas de Caxias do Sul

Desfile, com estimativa de cerca de 1,5 mil cavalarianos, inicia por volta de 10h30, após distribuição entre as Regiões Tradicionalistas

Foto: Rodrigo Ziebell
Foto: Rodrigo Ziebell

Caxias do Sul receberá, na sexta-feira (15) e no sábado (16), pela primeira vez, o evento de geração da Chama Crioula da Semana Farroupilha. No evento, representantes de todas as 30 Regiões Tradicionalistas se reúnem para buscar uma centelha da chama e depois levar às suas cidades.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade informa que, devido à chegada das delegações, de quinta (14) até domingo (17) o entorno dos Pavilhões da Festa da Uva terá movimento intenso. A Fiscalização de Trânsito estará presente dando suporte em todo período.

Além da movimentação no entorno dos Pavilhões, o evento terá uma cavalgada pelo Centro da cidade no sábado de manhã (16). Este desfile, com estimativa de cerca de 1,5 mil cavalarianos, inicia por volta de 10h30, após a distribuição da Chama Crioula entre as delegações das 30 Regiões Tradicionalistas.

O roteiro passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, para mostrar aos visitantes esses locais. Sai dos Pavilhões da Festa da Uva até a rua Sinimbu, sobe a rua Angelina Michielon e dobra na avenida Júlio de Castilhos à direita. No início da Júlio haverá uma parada para que todo o grupo seja reunido em frente ao Monumento a Getúlio Vargas e à Praça Abramo Eberle. Alguns representantes irão atravessar a BR-116 para uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Monumento Nacional ao Imigrante. Depois, o desfile retorna pela avenida Júlio até a rua Visconde de Pelotas e retorna aos Pavilhões.

Os organizadores estimam que o desfile leve em torno de duas horas e meia. A Fiscalização de Trânsito estará presente ao longo de todo o trajeto, inclusive interrompendo a cavalgada em alguns momentos para que os veículos circulem nas vias transversais. Ainda, nas ruas mais largas, como é o caso da Sinimbu, o trânsito não será interrompido totalmente. Uma pista será reservada aos cavalos e nas demais os carros poderão circular.

Equipes da Codeca também estarão a postos para fazer a limpeza das ruas conforme a cavalgada for passando.