PROTAGONISMO

Feira reúne mulheres negras e imigrantes empreendedoras neste domingo no Ordovás, em Caxias do Sul

Evento promovido pelo Comitê de Igualdade Racial ocorre das 12h às 19h

A atividade reúne 20 expositoras que vão expor e vender produtos como alimentos, artesanatos e itens feitos à mão. Foto: Arquivo Pessoal
A atividade reúne 20 expositoras que vão expor e vender produtos como alimentos, artesanatos e itens feitos à mão. Foto: Arquivo Pessoal

A 5ª edição da Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Imigrantes ocorre neste domingo (7), das 12h às 19h, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. A atividade reúne 20 expositoras que vão expor e vender produtos como alimentos, artesanatos e itens feitos à mão. A entrada é gratuita, e o evento ocorre das 12h às 19h, no Teatro Valentim Lazzarotto.

As expositoras são mulheres negras e imigrantes que, em sua maioria, conciliam o trabalho formal com os negócios próprios. Segundo a coordenadora do comitê, Alessandra Pereira, além da comercialização dos produtos, o grupo oferece formações para fortalecer os empreendimentos dessas mulheres.

Apoio e Oportunidades para Empreendedoras

“É um desafio enorme. Muitas delas são de fora da cidade ou de fora do país, vieram com filhos, estão aprendendo uma nova cultura. Dificilmente estão sem a família, sem as crianças. Elas ainda precisam de um trabalho fixo que remunere no fim do mês, então esse trabalho ocupa as horas vagas delas. Mas é o sonho delas viver disso, e a gente tenta alimentar esse sonho, fortalecer ele pra que dê certo”, afirma Alessandra.

A feira é é promovida pelo Comitê de Igualdade Racial, ligado ao Grupo Mulheres do Brasil, em parceria com a Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura e com o Comune, o que permite que o espaço público seja cedido sem custo. Por isso, tudo o que for vendido permanece integralmente com as expositoras.

A participação na feira é aberta apenas a mulheres negras e imigrantes negras, como venezuelanas, colombianas, haitianas e senegalesas. O grupo realiza duas feiras por ano, além de promover a inserção das empreendedoras em outros eventos na cidade.

O Centro de Cultura Ordovás fica na Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo.