
A 48ª edição da Expointer começou oficialmente na manhã deste sábado (30), com abertura dos portões às 8h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Logo nas primeiras horas, filas já se formavam e o público demonstrava entusiasmo com a programação da feira agropecuária, considerada uma das maiores da América Latina.
Entre os visitantes, a expectativa era de uma edição histórica.
“O evento será um dos maiores e mais bonitos, com muita exposição de animais, da agricultura familiar e de maquinários”, afirmou Gorete Rossi, de Porto Alegre.
Agricultores de Santa Catarina também marcaram presença logo no primeiro dia.
“Venho para ver como é que funciona. Acho que vai ser um sucesso. Já tão cedo e um monte de pessoas aqui”, destacou Marcondes da Silva, de São João Batista, acompanhado da esposa Lúcia.
Na entrada, as soberanas da Expointer recepcionaram os visitantes. Para a rainha Fernanda Haack, de Seberi, a feira deste ano se destaca pela tecnologia, inovação e diversidade de raças.
“Esse ano está incrível! Muita tecnologia, inovação e genética. Muitas raças de animais. Então, que o público venha surpreender com todas as maravilhas que tem aqui”, afirmou.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, projetou a presença de cerca de 800 mil pessoas ao longo da semana. Segundo ele, a expectativa é de bons negócios, geração de emprego e renda.
“Que renda bons frutos, boas vendas e que todos que estão aqui comercializem os seus produtos de forma a gerar emprego, renda e oportunidades”, desejou o secretário.
A subsecretária do parque, Elizabeth Cirne-Lima, ressaltou os investimentos em infraestrutura.
“O público vai encontrar um espaço praticamente renovado, com melhorias em calçamento, energia elétrica, rede de água e áreas de lazer, gastronomia e turismo. A Expointer é uma grande vitrine de negócios e aproximação entre campo e cidade”, destacou.