Cerca de 40 mil pessoas devem participar da 35ª edição do Expoaer, na Base Aérea Canoas (Baco), que começou neste sábado (11). O evento é uma oportunidade para o público conhecer as atividades, os equipamentos e as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).
O espaço, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, tem papel histórico desde 1937, quando funcionou sob a aviação militar do Exército e da Marinha, antes da criação da FAB em 1941. Segundo o comandante da Base Aérea de Canoas, coronel aviador Thiago Romanelli Rodrigues, o intuito do evento, que acontece também em outras bases aéreas do Brasil, é aproximar o público das atividades e dos equipamentos que podem ser desconhecidos para quem é de fora.
“É para aproximar a sociedade, trazer famílias aqui para dentro em tarde ensolarada, para que tenham contato com coisas que não são da rotina. Tem avião, carros de corrida, motos, balonismo, coisas que a gente não vê toda hora”, explica.
Entre as atrações culturais, estavam danças tradicionais gaúchas, o show de motos com acrobacias radicais, a apresentação do Pelotão de Cães de Guerra e as exposições de aeronaves.
Foi também uma oportunidade do público interessado conhecer formas de ingresso na carreira militar e os requisitos para as escolas de formação, como a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), a Academia da Força Aérea (AFA) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), além das áreas de atuação dentro da FAB.
A principal atração, da tarde foi a aceleração sincronizada entre uma aeronave de caça F-5 da (FAB) e o carro de corrida Lamborghini do Autódromo de Tarumã, como uma ideia de racha, aproximando o público do automobilismo e da aviação. Ainda, foram apresentadas acrobacias de motos e aviões e lançamentos de paraquedistas.
O local espera receber em torno de 40 mil pessoas, da região metropolitana de Porto Alegre até o interior do Rio Grande do Sul.