A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) anunciou que a EPI Imigrante, em Caxias do Sul, vai passar a contar com Ponto de Safra. A primeira edição no local será realizada no dia 5 de setembro e seguirá acontecendo em todas as sextas-feiras, a partir das 15h30. O novo horário visa atender principalmente usuários do transporte coletivo, oferecendo acesso a frutas, verduras e produtos da estação.
A ação vai contar com apoio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e Visate. Os agricultores vão estacionar seus caminhões na rua lateral Ernesto Marsiaj, sem prejudicar a operação dos ônibus. O público será atendido na passarela coberta da EPI, garantindo comodidade em dias de chuva ou sol forte, enquanto as bancas ficarão posicionadas fora da passarela para não obstruir o piso táctil.
A mudança ocorre após o encerramento do Ponto de Safra na Vila Ipê, onde a última edição aconteceu nesta sexta-feira (29). A SMAPA justificou a decisão pela baixa procura dos consumidores na Zona Norte, que inviabiliza a feira para os agricultores. Após semanas de estudos, a EPI Imigrante foi definida como novo local.
O Ponto de Safra mantém o formato de vendas com porções pré-definidas a preço fixo de R$ 3,00 por sacola. O peso dos produtos varia semanalmente, conforme a cotação da Ceasa Serra, com objetivo de oferecer alimentos de qualidade a baixo custo. Ao mesmo tempo, é fortalecida a produção local, já que quase todos os produtores participantes são associados de Caxias do Sul, com exceção dos vendedores de banana.
Locais da Feira Ponto de Safra
Rua Treze de Maio – entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos, das 6h às 16h
Moreira César – entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu, das 6h às 17h
Praça Dante Alighieri – das 6h às 17h
A partir do dia 05/09/25: EPI Imigrante – a partir das 15h30min.