150 ANOS DA IMIGRAÇÃO

Encontro da Comunidade Italiana reúne centenas de pessoas em Bento Gonçalves

Evento discutiu 150 anos da imigração, nova lei da cidadania italiana e oportunidades de cooperação entre Brasil e Itália

Foto: César Silvestro
Foto: César Silvestro

Bento Gonçalves sediou, nesta quinta-feira (18), o 2º Encontro da Comunidade Italiana do Rio Grande do Sul. Organizado pelo Comitê dos Italianos no Exterior (Comites-RS), o evento aconteceu no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e mobilizou centenas de descendentes e cidadãos italianos.

A programação incluiu palestras sobre os 150 anos da imigração italiana no Estado, as perspectivas da nova lei da cidadania e oportunidades de integração entre Brasil e Itália. O cônsul-geral da Itália no RS, Valerio Caruso, destacou os esforços para melhorar os serviços consulares e fortalecer as relações culturais e econômicas entre os dois países.

Valorização da Imigração

A presidente do Comites-RS, Cristina Mioranza, comemorou a realização do encontro e reforçou a importância de valorizar o legado da imigração italiana e promover o diálogo entre as associações.

O deputado italiano Fabio Porta também participou do evento, apresentando atualizações sobre os debates no parlamento italiano acerca da lei da cidadania.