PROCISSÃO

Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Antena, em Bento Gonçalves, celebra 25ª edição nesta sexta-feira (18)

Espetáculo tradicional da Semana Santa reúne mais de 100 voluntários e deve atrair milhares de fiéis no Vale dos Vinhedos

Cerca de 3 mil pessoas acompanharam a Paixão de Cristo no Morro da Antena em 2024.
Cerca de 3 mil pessoas acompanharam a Paixão de Cristo no Morro da Antena em 2024. (Foto: Arquivo/Leouve)

A tradicional encenação da Paixão de Cristo no Morro da Antena será realizada nesta Sexta-Feira Santa (18), a partir das 19h, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Em sua 25ª edição, o espetáculo deve reunir milhares de fiéis e mais de 100 voluntários envolvidos na produção, que vão desde atores e responsáveis pela montagem dos cenários até a operação de luz e som.

Procissão

O evento, organizado pela comunidade da Linha Ceará da Graciema com apoio da Paróquia Cristo Rei, inicia com procissão marcada para as 19h, saindo da Gruta da Comunidade. O percurso contempla a Via Sacra e culmina no alto do Morro da Antena, com as cenas da crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, previstas para ocorrer por volta das 22h.

Os fiéis são esperados a partir das 17h30, em um momento de preparação e oração. Na saída da procissão, haverá bloqueio nos dois sentidos da RS-444, tanto na ida como na volta, ao final do espetáculo.

Histórico

A celebração se consolidou ao longo dos anos como uma das principais manifestações religiosas da região durante a Semana Santa. A encenação teve início de forma simples, quando moradores realizavam uma caminhada simbólica, sem estrutura cênica. Com o passar do tempo, o envolvimento da comunidade cresceu, dando forma ao grande espetáculo que hoje integra o calendário religioso local.

Na última edição, realizada em 2024, cerca de 3 mil pessoas acompanharam a apresentação. A expectativa para este ano é de um público semelhante, que deve mais uma vez se emocionar com a representação da fé cristã no cenário natural do Morro da Antena.