FEIRA

Eletric Move Brasil terá mais de 60 expositores e deve receber 30 mil pessoas em Caxias do Sul

Feira ocorre de 7 a 10 de novembro no Centro de Eventos da Festa da Uva; são 24 palestrantes tratando de temas como eletromobilidade e sustentabilidade

Eletric Move Brasil terá mais de 60 expositores e deve receber 30 mil pessoas em Caxias do Sul
Foto: Eletric Move/ Divulgação

A segunda edição da Eletric Move Brasil, um dos maiores eventos de sustentabilidade e eletromobilidade do país, ocorre de 7 a 10 de novembro no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Os quatro dias da feira de veículos, mobilidade elétrica e energias renováveis, contam com 60 expositores em uma área total de 3.423 m². Na quinta e na sexta, o evento ocorre entre 13h30min às 20h e das 10h às 20h, no dias 9 e 10.

A Eletric Move é promovida pelo Fluxo Solar Energia e tem entrada gratuita, com a sugestão de 1kg de alimento não perecível. A organização estima um público de 30 mil pessoas que podem prestigiar palestras com assuntos que vão desde políticas públicas, combustíveis do futuro, bioeconomia, até o papel das universidades no desenvolvimento de tecnologias.

O coordenador da Eletric Move Brasil, Antônio Feldmann, comenta que Caxias do Sul já é conhecida como um dos maiores polos metalmecânico e automotivo do Brasil. Ele ressalta que a feira vem para mostrar um pouco da pujança e do empreendedorismo da Serra Gaúcha.

“Hoje, sem dúvidas, a Electric Move é uma das maiores feiras de veículos, de mobilidade elétrica e energia renováveis do Brasil, sendo a maior do Sul do país. Vamos estar recebendo visitantes do Brasil inteiro e será uma maneira também de mostrar o trabalho e a pujança do setor produtivo”, pontua.

O coordenador reforça que durante o evento ocorre o Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de especialistas sobre o tema.

“Vamos ter muitas atrações, além disso é um esforço do setor produtivo para reconstrução do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes de maio”, finaliza

A programação

Após a solenidade de abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, junto ao presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, e do reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, sobem ao palco para discutir sobre “Políticas de Transição Energética e Descarbonização para Mobilidade”, dando início ao 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade.

Na sequência, é a vez do presidente da Frente Parlamentar dos Biocombustíveis, deputado federal Alceu Moreira, e o presidente da Be8 Energy, Erasmo Battistella, explanarem sobre os “Combustíveis do Futuro”. A pauta integra o momento LIDE RS (Grupo de Líderes Empresariais) e será mediada pelo head de Marketing, Pessoas & ESG na IDB do Brasil Trading, Khaled Salama.

Para compor o painel 4, “O papel das universidades no desenvolvimento de tecnologias para mobilidade e descarbonização”, estão convidados a professora da Universidade de Santa Maria (UFSM), Luciane Neves Canha; o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Bruno de Rosso; o professor da UCS, Diego Piazza, e a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin – esta será a medidora da conversa.

Ainda no primeiro dia será lançado o 4º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica pelo coordenador de Prospecção e Oportunidades da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), Bruno Portella. Na mesma ocasião, o CEO da Pure-Cell Hydrogen Technologies, Nelson Cintra Neto, discorrerá sobre o hidrogênio verde e, para finalizar, haverá um bate-papo com o representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marco Bruno.

A tarde de sexta-feira (8) inicia com o painel “Bioeconomia: transformando passivos em ativos energéticos”, integrado pelo diretor-presidente do CIBiogás, Rafael Gonzalez; pelo professor da UCS, Marcelo Godinho, e mediado pela professora da UCS, Suelen Osmarina Paesi.

Em seguida, será a vez do diretor de Engenharia de Produtos e Inovação da GWM, Marcio Alfonso; do presidente da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) e diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Diogo Seixas, e do sócio e coordenador de projetos da M-Jet, Gabriel Santos. Eles vão tratar sobre “Inovação em Movimento: carros elétricos, novos negócios e a evolução da infraestrutura sustentável”. A mediação fica por conta do Sales Director, LatAm & Europe, Ricardo Takeo.

Para fechar o dia, haverá um momento para a apresentação de cases de inovação sobre o cenário da mobilidade no estado. O 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade conclui com a apresentação de duas palestras, no sábado (9) pela manhã. O CEO da Mercosul Motores Elétricos, Carlos Eduardo França, falará sobre o tema “Indo além das metas” e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, ao lado do presidente da Randoncorp, Daniel Randon, conversam sobre “A mobilidade do futuro”, isto é, carros voadores.

A entrada nas palestras é gratuita, basta se inscrever pelo https://encurtador.com.br/VVT7z. Saiba mais em www.eletricmovebrasil.com.br ou pelo Instagram @eletricmovebrasil. A programação completa pode ser conferida em https://eletricmovebrasil.com.br/.