
A feira Electric Move, dedicada à mobilidade elétrica, descarbonização e transição energética, terá a sua próxima edição entre 7 e 9 de abril de 2027 com uma nova identidade. O evento passa a se chamar ENOVA – Feira de Tecnologia, Mobilidade Sustentável e Eficiência Energética. A terceira edição da feira, encerrada no sábado (8) no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, gerou R$ 2,5 milhões em negócios.
Organizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), a feira contou com mais de 3 mil profissionais participantes em sua programação de palestras e encontros. O evento apresentou tecnologias inovadoras, como a primeira empilhadeira movida a hidrogênio verde do mercado, com zero emissão de carbono, e permitiu test drives de veículos elétricos.
A rodada de negócios reuniu seis empresas: Frasle, Inova Matrizes, Randon, Marcopolo, Tramontina e Voestalpine. Foram realizadas mais de 50 reuniões com fornecedores qualificados. O evento mostrou modelos sustentáveis que estão moldando o futuro da indústria e abrindo novas oportunidades de negócios.

A programação técnica incluiu o Fórum de Transição Energética e Descarbonização, que apresentou casos de redução da pegada de carbono em produtos e processos industriais.
No segundo dia, o Simpósio de Mobilidade – SAE Brasil discutiu a utilização de frotas de ônibus elétricos e outras tecnologias para um transporte mais sustentável. A programação incluiu palestras, painéis e foi finalizada com uma Rodada de Negócios conduzida pelo Sebrae.
O último dia da feira foi dedicado à Jornada da Sustentabilidade, uma ação do Projeto Empreender, da Microempa. A primeira palestra teve como tema Jornada da Sustentabilidade: como gerar impacto positivo e valor para o seu negócio.