A noite desta quarta-feira (10) foi de celebração para a cena gastronômica de Caxias do Sul, que ganhou mais um capítulo em sua tradição reconhecida quando o assunto é xis. O Magnífico Lanches, com matriz em Flores da Cunha e há três anos presente no bairro Cruzeiro, recebeu o título de Melhor Xis de Caxias do Sul na temporada do concurso Melhores à Mesa, promovido em parceria pelo Grupo RSCOM e a Caxias Mil Grau.
O prêmio coroou um processo de meses de competição, que começou com voto popular e seguiu para uma criteriosa avaliação técnica. O júri foi formado por nomes de peso da gastronomia, como a chef Andréia Calpe, participante do MasterChef, a professora e chef Gabi Tonoli e Aloisio Luchezi, empreendedor da área gastronômica de Caxias do Sul. Ao todo, 16 critérios foram analisados, desde sabor, textura e apresentação até o impacto da primeira e da última mordida — além de pontos simbólicos para a cultura local, como a tradicional maionese verde.
Para os sócios do Magnífico, a conquista é o reconhecimento de um trabalho consistente.
“Esse prêmio é resultado de um longo trabalho. Embora nossa unidade em Caxias seja considerada nova, já estamos há três anos representando a cidade do xis e agora recebendo esse título que mostra que estamos no caminho certo”, destacou Álisson Balardin.
Lucas da Silva reforçou o sentimento de superação diante da concorrência.
“Estamos muito felizes em concretizar nosso trabalho. Concorrendo com grandes nomes, foi muito importante pra gente ganhar. Isso só mostra que somos, de fato, o melhor xis da cidade”.
Já Douglas Bassanesi projetou os próximos passos.
“É o primeiro de muitos prêmios que virão. Só temos a agradecer ao nosso público, que sempre prestigia a nossa casa”.
Além de revelar novos talentos, o concurso também fortaleceu estabelecimentos já tradicionais e promoveu visibilidade a negócios que antes não tinham tanto destaque. Segundo o diretor executivo da Caxias Mil Grau, Lucas Abreu, o engajamento surpreendeu.
“A melhor palavra para descrever tudo isso é surpreendente. Acreditávamos que haveria participação, mas não sabíamos que seria tanto. Foi muito legal ver lancherias menos conhecidas ganhando espaço. Esse sempre foi o objetivo: movimentar a cidade, dar foco para quem às vezes não tem tanta visibilidade e mostrar que até um xis novo pode ser considerado o melhor de Caxias”, afirmou.
A importância do concurso já pôde ser medida nas primeiras etapas. Alguns participantes relataram recordes de faturamento logo após a divulgação da lista de inscritos. Para Lucas Abreu, esse é um sinal de como eventos assim impactam positivamente o cenário gastronômico local.
“Caxias é a terra do xis. Ninguém faz xis como aqui, e era isso que queríamos mostrar. Ter esse retorno das lancherias é gratificante e mostra que o projeto cumpriu seu papel”.
Mais do que uma premiação, o Melhores à Mesa reforça o valor do xis como símbolo cultural da cidade e estimula a competitividade saudável entre os estabelecimentos. Uma vitrine que, ao mesmo tempo, reconhece trajetórias e inspira a inovação na gastronomia da Serra Gaúcha.