
Bento Gonçalves - A colheita da uva de 2026 foi aberta oficialmente no Rio Grande do Sul neste sábado (10). A cerimônia ocorreu na Vinícola Salton, em Bento Gonçalves, e contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, representando o governador Eduardo Leite. No mesmo ato, foi lançado o Bento em Vindima 2026, evento turístico da cidade.
As condições climáticas ideais durante o inverno devem favorecer uma safra parecida ou até superior à de 2025. Segundo dados do IBGE, no ano passado a produção totalizou 957 mil toneladas de uva, um aumento de 36% em relação a 2024, quando foram colhidas 703 mil toneladas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas e vinhos do país, com cerca de 15 mil famílias envolvidas na cadeia produtiva.
“A agricultura responde por cerca de 40% do PIB do Estado. Aqui, na Capital do Vinho, celebramos o trabalho e a dignidade de quem, com muito esforço, cultiva a terra. Que possamos alcançar uma safra expressiva neste ano e que o clima contribua para valorizar ainda mais o trabalho dos produtores”, disse o secretário Edivilson Brum.
O prefeito Diogo Siqueira também enfatizou a importância da vitivinicultura para o município e a resiliência dos produtores mesmo diante de desafios climáticos.
Fomento ao setor
Como apoio ao setor, a Seapi e o Instituto Conservitis mantêm um termo de colaboração financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). Desde 2023, a parceria conta com R$ 44,3 milhões para a manutenção e promoção da cadeia produtiva no estado.