CERIMÔNIA

CIC celebra 124 anos e entrega 16º Troféu Ítalo Victor Bersani, em Caxias do Sul

A noite ainda foi marcada pela inauguração de mais uma etapa do projeto de revitalização da sede da entidade

Foto: Júlio Soares/Objetiva
Foto: Júlio Soares/Objetiva

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) comemorou nesta terça-feira (8) os 124 anos de fundação e entregou o 16º Troféu Ítalo Victor Bersani, a mais alta distinção concedida pela entidade a empresas e instituições que se destacam pelo compromisso com o desenvolvimento regional.

A cerimônia também foi marcada por homenagens às colaboradoras Cleonice Colombo, Magali Paqueira, Rosane Pistorello e Francine Saccaro, que completam 10 anos de trabalho na CIC em 2025.

Em seu discurso de abertura, o presidente da entidade, Celestino Oscar Loro, lembrou que os 124 anos da CIC coincidem com os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

“É com orgulho que afirmamos: 16 anos depois da chegada dos primeiros imigrantes, um grupo de italianos visionários fundava, em 1901, a associação que daria origem à nossa CIC Caxias”, destacou.

Ele também ressaltou que a entidade é resultado da contribuição de todos os 47 presidentes que a conduziram desde Ítalo Victor Bersani:

“Cada gestão trouxe sua visão, seus avanços, suas conquistas. E juntos construímos uma entidade atuante, arrojada nas ideias e pragmática em suas escolhas”.

O Troféu

A Metalúrgica Buzin, reconhecida na categoria Indústria, estava representada pela diretora Cíntia Buzin. Ao agradecer à homenagem, Cíntia lembrou que a empresa, fundada em 1970, está celebrando 55 anos de história.

“Sou uma pessoa otimista e prefiro falar sobre o quanto é gratificante estar à frente de uma empresa que celebra uma trajetória construída com dedicação, credibilidade e competência. Meu pai, Jacir Buzin, começou com esforço um sonho que hoje é reconhecido nacionalmente pela excelência em peças usinadas”, salientou.

O diretor da Livraria Rossi, homenageada na categoria Comércio, Marcos Rossi Victorazzi, emocionou o público ao conectar a memória afetiva de muitos caxienses à livraria.

“Muitos de vocês nasceram e a Livraria Rossi já existia. E possivelmente muitos que estão aqui têm histórias para contar junto com a Livraria Rossi”, afirmou, ressaltando o compromisso da empresa centenária com a cultura, a educação e a comunidade.

Já a fundadora e diretora da Interface Comunicação e Eventos, que recebeu o troféu na categoria Serviços, Lisete Alberici Oselame, lembrou a trajetória de 30 anos da empresa e seu papel estratégico em eventos marcantes da cidade.

“Nós realizamos sonhos e expectativas dos nossos clientes. Não era apenas fazer um evento, havia toda uma estratégia por trás. Projetos como a Festa da Uva, a Olimpíada Colonial, a Gincana Cultural e a Surdolimpíada ajudaram a movimentar Caxias do Sul e comunicar nossa identidade como cidade.”

O Instituto Hércules Galló, reconhecido com Menção Honrosa, estava representado por seu diretor, Renato Sólio, que após um vídeo do presidente da instituição, José Galló, falou com emoção sobre o trabalho de preservação da memória e promoção do turismo cultural em Galópolis.

“O Instituto é jovem, com apenas 14 anos, e já está fazendo história. Preservamos memórias, apoiamos cultura e educação para empreender. Essa homenagem no ano dos 150 anos da imigração italiana nos sensibiliza ainda mais”, afirmou Sólio.

A noite ainda foi marcada pela inauguração de mais uma etapa do projeto de revitalização da sede da CIC Caxias, o Espaço Banrisul.