Fotos: Yago de Boni/Grupo RSCOM
Fotos: Yago de Boni/Grupo RSCOM

Caxias do Sul abriu oficialmente, nesta terça-feira (18), o Brilha Caxias 2025 e inaugurou a primeira etapa da revitalização da Estação Férrea, em São Pelegrino, em uma noite marcada pela integração. A programação começou com o acendimento da iluminação natalina na Praça Dante Alighieri e na Avenida Júlio de Castilhos, reunindo grande público no coração da cidade. Em seguida, autoridades e comunidade acompanharam a apresentação das obras no largo da Estação, a inauguração do Monumento dos 150 Anos da Imigração Italiana e a chegada do Papai Noel, que abriu a série de atrações ao lado do show da Família Lima.

A Guarda Municipal estimou que 40 mil pessoas estiveram presente nos eventos.

Primeira etapa da Estação entrega novos espaços de convivência

No espaço revitalizado, a prefeitura entregou áreas de convivência, iluminação em LED, mobiliário urbano, decks, ajardinamento, anfiteatro e pista de caminhada. O local também começa a receber 18 câmeras de monitoramento e ganhará uma trilha que liga a Rua Marechal Floriano à Feijó Júnior, integrando diferentes pontos do bairro. A recuperação do largo, antes marcado por abandono e insegurança, deve impulsionar também o entorno, repleto de bares, restaurantes e pontos culturais, que tende a se beneficiar com o novo fluxo de visitantes.

Autoridades destacam integração, turismo e retomada urbana

O vice-prefeito Edson Néspolo destacou que a proposta deste ano vai além do Centro e inclui uma mobilização inédita dos bairros e distritos.

“É um primeiro despertar. Seja na nossa praça, seja numa ação que muitos podem achar modesta na Júlio, seja numa revigoração numa área degradada como a Estação Férrea. Eu vejo Ana Rech, Galópolis, Forqueta, Santa Lúcia se preparando. Este ano chegamos a quatro ou cinco distritos e, no ano que vem, tenho certeza de que todos estarão”, afirmou.

O governador Eduardo Leite ressaltou que a obra integra o programa Avançar no Turismo, que financia parques, praças e espaços públicos em todo o Estado. Ele destacou o valor simbólico e econômico da área e o potencial de convivência que se abre com a revitalização.

“A prova está aí hoje, o desejo das pessoas de terem espaços de encontro. Investimos três milhões e meio do Tesouro do Estado e outras etapas virão, como a fonte luminosa e os caminhos internos. A cidade tem que ser um lugar onde as pessoas circulem com tranquilidade e gostem de estar. Está muito bonito, Caxias está de parabéns”, disse.

O prefeito Adiló Didomenico reforçou que o projeto resgata um espaço histórico, amplia a oferta de lazer e fortalece o turismo local. Ele lembrou que a Estação receberá o Museu do Transporte, a recuperação da locomotiva, a concha acústica para espetáculos e citar a valorização da igreja de São Pelegrino, que terá maior destaque com o traslado dos restos mortais da família Aldo Locatelli.

“Aqui será um local de encontro das famílias. As pessoas vão vir tomar chimarrão, andar de bicicleta, de patins, deixar as crianças brincar. Um espaço iluminado, seguro, que Caxias merece. É apenas o começo de uma caminhada para recuperar o protagonismo da cidade no turismo da Serra”, afirmou.

Nova fase do Natal reforça integração da cidade

Com mais de 40 atrações previstas até 28 de dezembro, o Brilha Caxias 2025 busca integrar cultura, comércio e comunidade, ao mesmo tempo em que reforça a ocupação dos espaços públicos. A retomada da Estação Férrea e a nova ambientação do Centro consolidam um novo cenário para as festas de fim de ano em Caxias do Sul.