Caxias do Sul - A OAB Subseção de Caxias do Sul realiza nesta sexta-feira (17) a partir das 13h30, o 1º Simpósio de Direito Animal, com o tema “Violência Doméstica e Maus-Tratos aos Animais”. Organizado pela Comissão Especial dos Direitos dos Animais (CEDA), o evento será sediado no auditório da entidade, localizado na rua Raimundo Nora, 33, bairro Panazzolo, e é aberto à comunidade e à advocacia interessada na causa.
O simpósio contará com uma programação diversificada que reúne especialistas do Direito, da Medicina Veterinária e da Segurança Pública. Entre os palestrantes confirmados está o juiz de Direito Luis Filipe Lemos Almeida, que abordará a relação entre a violência contra animais e a violência familiar. A advogada Fernanda Giotti, que também atua como 2ª vice-presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/RS, discutirá a evolução do conceito de maus-tratos, conectando a legislação à realidade prática.
A mediação dos debates ficará por conta de Isabella Barbosa, secretária-geral da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, e Renan Cristian Pavi, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/RS. Também integram a mediação o médico veterinário e coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS, Leandro Ribas, e o policial militar Milton Rossi.
Durante o evento, será realizado o lançamento do livro “Caderno DAC: Resenhas Direito Animal”, organizado por Clóvis Eduardo da Silveira, Rogério Rammê e Taynara Barreto. Logo após, os participantes poderão desfrutar de um coffee break com opções vegetarianas.
As inscrições estão disponíveis na plataforma Sympla, pelo valor de R$20, com direito a certificado de participação. O link para inscrição é: sympla.com.br/evento/1-simposio-de-direito-animal-da-oab-caxias—violencia-domestica-e-maus-tratos-aos-animais/3131897
Declarações
A presidente da CEDA, Juliana Herminia Pistore, destaca a importância da iniciativa.
“Este evento marca um importante passo na consolidação do debate jurídico e social sobre o Direito Animal, tema que vem ganhando relevância e reconhecimento dentro da advocacia e da sociedade civil. A proposta é promover um espaço de diálogo interdisciplinar, envolvendo profissionais do Direito, da Medicina Veterinária e da Segurança Pública, para refletirmos sobre a correlação entre a violência doméstica e os maus-tratos aos animais”, afirma.
O simpósio conta com patrocínio do Hospital Veterinário Petlândia e apoio da Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/RS (CEPDDA).