O Dia Mundial da Cultura e da Paz teve diversas atividades abertas ao público, incluindo palestras, oficinas, feiras e momentos de reflexão nesta sexta-feira (25). As ações gratuitas ocorreram no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e abordaram temas como bem-estar, espiritualidade, saúde mental e sustentabilidade.
O Dia da Cultura e da Paz é celebrado anualmente em 25 de julho, também conhecido como o “Dia Fora do Tempo”, conforme o calendário das 13 luas inspirado nos conhecimentos maias, e por isso integra o calendário oficial de Caxias do Sul por meio da Lei nº 7.054/2009. A proposta visa uma pausa simbólica no calendário gregoriano para promover a reflexão, o perdão, a comunhão e o fortalecimento de valores como arte, cultura e paz.
Homenagem e Reconhecimento
As atividades iniciaram na parte da manhã, com homenagem a Katiane Boschetti, reconhecida por sua trajetória na área da assistência social e na Justiça Restaurativa, sendo uma das idealizadoras do programa “Caxias da Paz”. Além da da entrega de um certificado de reconhecimento das mãos das autoridades à Katiane, também foi realizada a Oração das Sete Direções Galácticas, prática simbólica inspirada na sabedoria ancestral maia.
A homenageada, Katiane Boschetti, agradeceu o reconhecimento recebido.
“Eu sou grata por essa homenagem, mas porque a homenagem nunca é individual, ela sempre é coletiva, porque ela representa pautas e pessoas. Obrigada por estarem aqui, por me sustentarem, por me incentivarem, por me desafiarem. E que a gente tenha, nesse Dia da Cultura e da Paz, a oportunidade de honrar os nossos antepassados. Tudo que a gente vive hoje, com os bônus e com os ônus, é pelas escolhas que os nossos antepassados tiveram. Obrigada por reconhecerem o melhor que habita em mim e por permitirem que eu reconheça o melhor que habita em vocês. Quando a gente conhece o melhor do outro, fica muito mais fácil apoiar quando a gente não está no melhor da gente”, disse.
A secretária municipal da Cultura, Tatiane Frizzo, reforçou a importância da data e enalteceu a trajetória de Katiane.
“Esse Dia da Cultura e da Paz é muito importante e nos faz refletir a respeito dos momentos que estamos vivendo. São ciclos difíceis em que cada vez mais a gente precisa pensar em formas de comunicação não violenta, em formas de levar a justiça restaurativa, a paz, a resolução de conflitos para todos os lugares. Dizer o quanto a gente se orgulha de ver mulheres como você. Mulheres que fazem um trabalho muito importante, que impacta a vida de centenas de milhares de pessoas”, enfatiza.
Em sua manifestação, o Prefeito Adiló Didomenico, também expressou sua admiração e reconhecimento à homenageada.
“E tu foste uma grande revelação como presidente da FAS, levou para o Mato Grosso a experiência de Caxias. Então, que bela homenagem, parabéns, continue sendo essa pessoa fantástica, nos ajudando, contribuindo naquilo que for possível e hoje leva esse carinho em forma de certificado, mas acima de tudo o abraço de tantas pessoas do anonimato que gostariam de estar aqui, dizendo muito obrigado e te dando um abraço. Eu faço isso em nome de tantos corações anônimos que enxergaram em ti uma luz, uma esperança e uma razão de poder se levantar e encontrar uma oportunidade de vida melhor”, ressaltou Adiló.
Símbolos e Apresentações
O ponto alto da cerimônia foi o hasteamento da Bandeira da Paz, símbolo internacional criado por Nicolas Röerich, composto por três círculos que representam as artes, as ciências e as religiões, inseridos em uma circunferência maior, que representa a cultura. A condução do hasteamento foi realizada pela homenageada. Na sequência, os presentes acompanharam uma apresentação especial de crianças e adolescentes atendidos pela Casa Anjos Voluntários.