TRADIÇÃO

Cambará do Sul espera 500 mulheres na 22ª Cavalgada das Prendas

Maior evento do gênero no Brasil ocorre em 13 de setembro com percurso de 30 km e desfile final com a Chama Crioula

Foto: Marcio Pinto/Divulgação
Foto: Marcio Pinto/Divulgação

Cambará do Sul se prepara para receber cerca de 500 mulheres na 22ª Cavalgada das Prendas, marcada para 13 de setembro. Considerado o maior e mais antigo evento do gênero no Brasil, o passeio a cavalo tem início às 7h na Casa do Turista, com café da manhã e inscrições. Às 8h30, as participantes recebem benção religiosa e iniciam o percurso de aproximadamente 30 km pelos campos da região, com parada para almoço às 13h no Parque de Rodeios Gilberto de Zorzi.

O evento, que conta com patrocínio da Rio Grande Seguros e Previdência, tem como objetivo fortalecer o papel da mulher na cultura gaúcha. Às 17h, as prendas retornam ao Centro de Eventos 29 de Setembro para o desfile final com a Chama Crioula, encerrando o dia de celebrações farroupilhas.

Cláudia Ramos Monteiro, integrante da comissão organizadora, destaca a importância do evento. “A cavalgada de prendas representa a força e a identidade da mulher gaúcha. Somos protagonistas da nossa história. Somos prendas, mulheres delicadas, elegantes, mas que mantemos com força e respeito às nossas raízes e costumes, preservando a tradição gaúcha”, afirmou.

Para participar, as interessadas devem levar 1kg de alimento não perecível e apresentar documentação sanitária do animal, incluindo exame de anemia, vacina contra Influenza e GTA (Guia de Trânsito Animal). O evento começou em 2000 como um passeio entre amigas e se transformou na maior cavalgada exclusivamente feminina do mundo.

Serviço

O quê: 22ª Cavalgada das Prendas

Quando: 13 de setembro

Onde: Cambará do Sul

Horários

7h: inscrições e café da manhã na Casa do Turista

8h30: benção do padre e início da cavalgada

13h: almoço no Parque de Rodeios Gilberto de Zorzi

17h: previsão de chegada ao Centro de Eventos 29 de Setembro.