A Via del Vino, em Bento Gonçalves, será palco de uma programação especial em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A celebração ocorre nesta terça-feira (20) e promete envolver a comunidade em um dia repleto de cultura, tradição e memória.
As atividades têm início às 10h, com a participação de agroindústrias locais e a venda de produtos típicos, como o tradicional menarosto – processo que consiste em assar carnes sem ter contato direto com as chamas e fumaça (somente brasas). Ao longo do dia, haverá distribuição gratuita de polenta, jogos típicos como partidas de carta, apresentações musicais e uma programação religiosa.
Às 12h, a cantora Inês Rizzardo sobe ao palco com um show voltado à cultura italiana. Já às 18h, a paróquia Santo Antônio recebe uma missa especial. Na sequência, às 19h, ocorre o plantio simbólico de videiras italianas, trazidas pelo Círculo Trentino. A noite encerra com o show do Padre Ezequiel Dal Pozzo, às 19h30.
“Nosso objetivo foi construir uma programação que envolvesse toda a população, valorizando nossa cultura, nossas raízes e celebrando este ano tão importante”, destacou o secretário de Cultura e presidente da comissão organizadora, Evandro Soares.
A organização é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Desenvolvimento da Agricultura, juntamente com a Comissão dos 150 anos da Imigração Italiana.
Entenda o marco histórico
Em 2025, completam-se 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul. Em 20 de maio de 1875, um grupo oriundo da Lombardia, Vêneto e Tirol desembarcou em Nova Milano, atual município de Farroupilha.
Entre 1875 e 1914, cerca de 84 mil italianos migraram para o Estado, em busca de melhores condições de vida e fugindo de conflitos que culminariam na Primeira Guerra Mundial. O auge dessa migração ocorreu entre 1884 e 1894, com a chegada de aproximadamente 60 mil imigrantes que ajudaram a moldar a cultura, a economia e o modo de vida da Serra Gaúcha.